Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Volume 10 | Número 2 | Dezembro/2009

Editorial

Crianças, adolescentes e violência

Romeu Gomes

Rev Ped SOPERJ. 2009;10(2):3.

PDF PT


Artigo de Revisao

Urticária: diagnóstico e tratamento

Urticaria: diagnosis and treatment

Solange Oliveira Rodrigues Valle

Rev Ped SOPERJ. 2009;10(2):4-10.

Resumo PDF PT

INTRODUÇÃO: A urticária é uma condição comum,porém complexa e de alta freqüência na população mundial,comprofundo impactonaqualidadedevidados pacientesacometidose seus familiares.O conhecimento mais abrangente dos mecanismos envolvidos na patogênese da urticária permite uma melhor compreensão dos seus diferentes subtipos e uso de medidas terapêuticas corretas. Porém, em alguns casos o seu manejo permanece sendo um desafio.
OBJETIVO: Revisar os conceitos atuais de urticária, definir os critérios para classificação e diagnóstico e estabelecer conduta terapêutica de acordo com os diferentes subtipos.
MÉTODO: Revisão não sistemática da literatura médica nacional e internacional disponível no MEDLINE por meio de busca no PubMed, referentes aos anos de 1999 a 2008. Idiomas: português e inglês.
CONCLUSÕES: A urticária aguda é uma enfermidade comum na infância sendo a anamnese e o exame físico detalhados essenciais para o seu diagnóstico etiológico. O curso da doença na maioria dos casos é rápido. Já a forma crônica é rara e embora muitas vezes o seu diagnóstico etiológico seja difícil à resolução ocorre em 25% dos casos após três anos de duração da doença. Os vários tipos de anti-histamínicos continuam sendo a droga de primeira linha para o tratamento sintomático da urticária.


Palavras-chave: Urticária, Angioedema, Criança, Literatura de revisao

Artigo de Reflexao

Violência familiar contra a criança - quanto ainda vamos tolerar?

Family violence against children: for how long would we accept?

Anna tereza Miranda Soares de Moura

Rev Ped SOPERJ. 2009;10(2):11-12.

PDF PT


Palavras-chave: Urticária, Angioedema, Criança, Literatura de revisao

RELATOS DE CASO

Piomiosite bacteriana aguda: a importância do diagnóstico precoce

Acute bacterial pyomyositis: the relevance of precocious diagnosis

Cecilia Pereira Silva; Cléa Ribeiro Nunes do Vale; Ricardo do Rêgo Barros; Plácido Antonio da Silva Neto; Andréa Fabiane Lira; Flávio Fernando Nogueira de Melo

Rev Ped SOPERJ. 2009;10(2):13-15.

Resumo PDF PT

Relato de um caso em adolescente obeso do sexo masculino
OBJETIVO: Relatar um caso de Piomiosite Bacteriana Aguda intercostal em adolescente obeso internado no Hospital,Vita Volta Redonda.
DESCRIÇÃO: Adolescente com quadro de piomiosite bacteriana aguda intercostal à direita possivelmente pós-trauma. Foram realizados os seguintes exames: hemograma completo, velocidade de hemosssedimentação(VHS), proteína C reativa(PCR), eletroforese de hemoglobina A2, provas de função hepática, contagem de plaquetas, radiografia de abdome e tórax, ultrassonografia de abdome total e tomografia computadorizada de tórax e abdome. O tratamento foi feito com antibioticoterapia de largo espectro por 14 dias por via endovenosa e 14 dias por via oral após a alta.
COMENTÁRIOS: A infecção aguda do músculo esquelético é denominada Piomiosite Bacteriana Aguda (PBA). Alguns pacientes são internados com outros diagnósticos devido à inespecificidade dos sintomas e dos exames laboratoriais,havendo a necessidade de métodos de imagem para confirmar o diagnóstico. O objetivo deste trabalho é descrever as manifestações clínicas, as alterações laboratoriais e achados radiológicos da piomiosite bacteriana aguda. Este paciente foi acompanhado no Hospital Vita em Volta Redonda - RJ no período de 02/05/2007 à 16/05/2007.


Palavras-chave: piomiosite bacteriana aguda, tomografia computadorizada, miosite.

Pneumonia lipóide exógena na criança - importância da história no diagnóstico

Exogenous lipoid pneumonia in children - the importance of history to diagnosis

Maria Aparecida Soares de Souza Paiva; Sandra Mara Moreira Amaral ; Cinthia de Souza Pedrozo

Rev Ped SOPERJ. 2009;10(2):16-19.

Resumo PDF PT

OBJETIVO: Alertar para os riscos da aspiração de óleo mineral para os pulmões e ressaltar a importância da anamnese no diagnóstico.
DESCRIÇÃO: Relatamos os casos de dois pacientes com 14 e 18 meses com pneumopatia persistente e fatores de risco para aspiração,nos quais a história clínica dirigida levantou a hipótese diagnóstica de pneumonia lipóide por aspiração de óleo mineral, comprovada pelo lavado broncoalveolar (LBA), não sendo necessária biópsia pulmonar.
COMENTÁRIOS: A aspiração de óleo é provavelmente sub-diagnosticada. Em alguns países é um problema de saúde importante devido a hábitos tradicionais, folclóricos ou por prescrição médica inadequada. Os quadros clínico e radiológico são variáveis e inespecíficos. Freqüentemente o diagnóstico é feito retrospectivamente após os achados de biópsia. Alertamos para as pneumonias por óleo mineral no diagnóstico das pneumonias crônicas persistentes não responsivas aos tratamentos habituais. O grau de suspeição é importante porque a informação da ingestão geralmente não é espontânea.

Palavras-chave: pneumonia lipóide, óleo mineral, criança

SUMMARY

OBJECTIVE: To warn the pediatricians about the risk of mineral oil aspiration into the lungs and to emphasize the importance of history to diagnosis.
DESCRIPTION: The authors report two cases of persistent pneumonia in children aged 14 and 18 months with high risk of aspiration.The specific question about the intake of mineral oil raised the diagnosis, confirmed by bronchoalveolar lavage. Lung biopsy was not required Oil aspiration pneumonia is a rare, but probably underestimated.condition. In some countries it is an important health problem due to traditional habits or to inappropriate medical prescription.The clinical and radiological features are variable and nonspecific. Usually the diagnosis is confirmed only after lung biopsy findings. Mineral oil pneumonia should be included in the differential diagnosis of chronic pneumonia unresponsive to usual treatment. The index of suspicion is important because the information about mineral oil intake usually is not spontaneous.


Palavras-chave: pneumonia, lipid, mineral oil, child

Ponto de Vista

Piomiosite bacteriana

Marcos Vinicius da Silva Pone; tamiris Moura

Rev Ped SOPERJ. 2009;10(2):20-21.

PDF PT


Palavras-chave: pneumonia, lipid, mineral oil, child

Teses e Dissertaçoes

Avaliação da carga de trabalho da equipe de enfermagem neonatal de acordo com a categoria do recém-nascido

Karla de Araújo do Espírito Santo Pontes

Rev Ped SOPERJ. 2009;10(2):22.

PDF PT


Palavras-chave: pneumonia, lipid, mineral oil, child

Aspiração traqueal de recém-nascidos prematuros: avaliação da dor como um cuidado de enfermagem

Marcelle Campos Araujo

Rev Ped SOPERJ. 2009;10(2):23.

PDF PT


Palavras-chave: pneumonia, lipid, mineral oil, child