Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Volume 23 | Número 2 | Junho/2023

Artigo Original

Relevância das Ligas Acadêmicas no Contexto de Pandemia: uma avaliação da eficácia das atividades remotas

Relevance of Academic Leagues in the Pandemic Context: an assessment of the activity of remote activities

Marcela Moraes Oliveira; Caroline Oliveira Soares; Giuseppe Carmine Pastura; Cecilia Novelli Mendes; Ruth FIszon Zagarodny; Clara Perini Fiorot; Taynara Martins Montalvão; Sarah Azevedo Andrade; Felippe Souza Oliveira; Guilherme Sant'Anna Lira; Beatriz Oliveira Duarte

Rev Ped SOPERJ. 2023;23(2):1-7.

Resumo PDF PT

INTRODUÇÃO: No contexto da pandemia da Covid-19, as ligas acadêmicas assumiram um novo papel na formação do conhecimento mediante à promoção de atividades online e do contato interpessoal, por meio de reuniões periódicas via internet que abordam temas relevantes no âmbito de inserção da Liga.
OBJETIVO: O estudo atual visa analisar a eficácia das atividades remotas promovidas pelas Ligas Acadêmicas na formação de conhecimento durante a época de pandemia por SARS-CoV-2 e isolamento social.
MÉTODOS: Aplicação de questionários virtuais a alunos de graduação que participaram das aulas online promovidas pela Liga Acadêmica de Pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LAPed-UFRJ) no segundo semestre de 2020. Desta forma, foi avaliada a contribuição das aulas para o processo de aprendizagem dos alunos por meio da conferência do número de acertos às mesmas questões, antes e após o contato com os temas ofertados pela LAPed-UFRJ. A pesquisa foi realizada em 3 dias distintos e contou com a participação de 101 graduandos. Como critério de inclusão era necessário que os participantes, obrigatoriamente, pertencessem a algum curso de graduação na área da saúde.
RESULTADOS: Os resultados demonstram que o número de acertos a questões aumenta após a participação das aulas promovidas pela liga.
CONCLUSÃO: As Ligas Acadêmicas assumem grande relevância no processo de ensino e aprendizagem do corpo discente, além de permitir a troca de experiências e vivências a partir da abordagem de temas que não seriam oferecidos aos ligantes em seus respectivos cursos de graduação.


Palavras-chave: Educação. Pediatria. Estudantes

Análise temporal da idade pediátrica em Serviço de Atendimento Móvel de Urgência regional

Temporal analysis of pediatric age in a regional Mobile Emergency Care Service

Sebastião Veloso Silveira; Olguimar Santos Dias; Verônica Alcoforado Miranda; Israel Figueiredo-Jr

Rev Ped SOPERJ. 2023;23(2):1-8.

Resumo PDF PT

OBJETIVO: Realizar uma análise temporal da frequência de grupos etários na população de pacientes de um serviço regional de assistência pré-hospitalar de emergência médica.
MÉTODOS: Estudo transversal de dados inseridos no prontuário eletrônico de um órgão regional no período de 2009 a 2018. A coleta de dados foi realizada na central de controle e despacho médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da 2ª Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Niterói, Brasil. Este centro é responsável pelo envio, controle médico e recursos de supervisão em sete municípios. As faixas etárias dos pacientes pediátricos foram plotadas em uma linha do tempo usando o método de média móvel integrada autorregressiva. Os testes não paramétricos foram utilizados para verificar a diferença de médias ranqueadas entre as duas metades do quinquênio de análise, e o teste de Bonferroni, para comparações anuais de idades entre as cidades.
RESULTADOS: Um total de 347.247 atendimentos de pacientes analisados pelo controle médico foram recuperados e a idade do paciente, categorizada. Entre os pacientes menores de 20 anos, 15.982 eram adolescentes (média mensal = 133,18; DP = 65,881), correspondendo a 61,44% dos atendimentos. A análise das médias ranqueadas revelou um declínio acentuado na segunda metade do período de análise em relação à primeira metade para as faixas etárias de interesse (p<0,015).
CONCLUSÃO: A faixa etária de 15-19 anos representou a maioria dos atendimentos de pacientes nesse sistema de emergência. Já a análise temporal demonstrou tendência de leve queda nessa faixa etária na Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro.


Palavras-chave: Grupos etários. Medicina de emergência. Cidades. Assistência pré-hospitalar

RedLara Pages

Uso do surfactante na doença da membrana hialina por meio de técnica minimamente invasiva em uma unidade neonatal de Belo Horizonte

The use of surfactant for respiratory distress syndrome by minimally invasive technique in a neonatal unit in Belo Horizonte

Felipe Borges Coutinho; Síura Aparecida Borges Silva; Rachel Pimentel Romano Silveira; Bruno Vítor Peixoto Militão; Luciana De Almeida D'Elboux Grizze

Rev Ped SOPERJ. 2023;23(2):1-7.

Resumo PDF PT

INTRODUÇÃO: A doença da membrana hialina (DMH), também conhecida como síndrome do desconforto respiratório (SDR) e, contemporaneamente, referida apenas como deficiência de surfactante, é a causa mais comum de desconforto respiratório em bebês prematuros, correlacionando-se com a imaturidade pulmonar estrutural e funcional.
OBJETIVOS: Descrever a experiência da técnica minimamente invasiva de surfactante (MIST) em recém-nascidos (RN) com doença da membrana hialina e avaliar os resultados do protocolo do serviço, definindo possíveis pontos a serem melhorados.
MÉTODOS: Estudo transversal realizado com dados da unidade entre junho de 2018 e fevereiro de 2020. Foram incluídos os RN submetidos a técnica MIST (Prematuros menores de 32 semanas com SDR: FiO2 > 30% para manter saturação entre 90-95% em CPAP). Foram excluídos RN que evoluíram para óbito e transferências.
RESULTADOS: O surfactante foi administrado em doses de 100 a 200 mg/kg, sendo que 47,4% dos RN receberam dentro das primeiras 6 horas de vida e 11,8% nas primeiras 2 horas. A analgesia utilizada foi a não farmacológica com glicose a 25%. Não foram observados efeitos adversos significativos, sendo o refluxo de surfactante o principal deles. Todos os RN submetidos à MIST com menos de 28 semanas evoluíram com displasia broncopulmonar (DBP), sendo 54,5% leve e 45,5% moderada a grave. Nos RN > 28 semanas, 53,5% evoluíram DBP, no entanto, 84,6% de forma leve e apenas 15,4% de forma moderada a grave.
CONCLUSÃO: A MIST foi considerada uma prática segura na assistência de RN prematuros, havendo indicadores do sucesso do protocolo implantado.


Palavras-chave: Doença da Membrana Hialina. Proteína A Associada a Surfactante Pulmonar. Doenças do Prematuro.

Artigo Original

Manifestações pulmonares em crianças e adolescentes hospitalizados com suspeita de Covid-19: um estudo caso-controle

Pulmonary involvement in children and adolescents hospitalized with suspected COVID-19: a case-control study

Rafaela Baroni Aurilio; Ana Alice Amaral Ibiapina Parente; Cláudia Renata Rezende Penna; Giuliana Pucarelli Lebreiro; Maria de Fátima Bazhuni Pombo Sant'Anna; Cristina Barroso Hofer; Carolina Pereira Lima Perlingeiro; Maria Mariana Correa De-Sá; Ruy Tamoio Vendas Rodrigues-Neto; Maurício Andrade Pérez; Clemax Couto Sant´Anna

Rev Ped SOPERJ. 2023;23(2):1-6.

Resumo PDF PT

INTRODUÇÃO: Estudos sobre os achados radiológicos de tórax da Covid-19 em pacientes pediátricos são escassos. A maioria descreve um padrão inespecífico com espessamento peribrônquico e consolidações uni ou bilaterais, eventualmente.
OBJETIVO: Este estudo descreve o padrão radiográfico em crianças hospitalizadas durante a pandemia de SARS-CoV-2.
MÉTODOS: Trata-se de um estudo caso-controle no Rio de Janeiro, Brasil, com crianças e adolescentes de 0 a 16 anos internados com síndrome gripal ou SARS no período de abril a outubro de 2020. Foram realizados swab nasofaríngeo e/ou sorologia de reação em cadeia da polimerase (RT-PCR). Os casos foram definidos como pacientes com RT-PCR para SARS-COV2 positivo ou indeterminado e pacientes controles com RT-PCR indetectável. A radiografia foi avaliada cegamente por um radiologista pediátrico. Foram realizadas análise descritiva e análise bivariada (teste t de Student p < 0,05).
RESULTADOS: Foram estudados 36 casos e 182 controles. As alterações radiográficas não se associaram significativamente entre os casos e os controles. A frequência nas anormalidades radiográficas observadas no grupo controle (50/182 - 27,5%) foi maior quando comparada com a radiografia de tórax nos casos (6/36 - 16,7%) [p=0,18].
CONCLUSÕES: Não houve diferença na frequência de comorbidades e padrões radiográficos entre casos e controles; no entanto, o tempo de internação dos casos foi superior ao dos controles.


Palavras-chave: SARS-CoV-2. Radiografia Torácica. Pandemias. Pediatria. Epidemiologia Analítica

A ocorrência de fatores comportamentais sugestivos de ansiedade e depressão em crianças de 6 a 10 anos durante a pandemia de Covid-19 no Brasil

The occurrence of behavioral factors suggestive of anxiety and depression in 6-10 year-old children during the Covid-19 pandemic in Brazil

Nathalia Falcão Carvalho; Beatriz Gerchenzon Futer; Lucas Lanzelotte Ceccareli; Kelbert Dos Santos Ramos; Elizabeth Alt Parente

Rev Ped SOPERJ. 2023;23(2):1-7.

Resumo PDF PT

A pandemia da Covid-19 tem gerado uma série de mudanças na vida das famílias e da sociedade de forma geral, impactando a saúde física e mental. O isolamento social e outras recomendações modificaram de forma significativa o cotidiano, reduzindo o convívio e as interações sociais e afetando a saúde mental das crianças. Este estudo busca analisar fatores comportamentais que se relacionem à ansiedade e à depressão em crianças na faixa etária de 6 a 10 anos durante a pandemia de Covid-19. Trata-se de estudo transversal qualitativo, com entrevistas semiestruturadas com pais e/ou responsáveis, analisando os dados através do método de análise de conteúdo de Bardin. Observou-se o aparecimento e/ou intensificação de algumas alterações comportamentais, como tensão, medo, estresse e ansiedade, com risco de repercussão em outras fases da vida. Para a população infantil, pode ser difícil compreender o cenário pandêmico e todas as implicações de correntes da Covid-19, principalmente quando se trata de crianças pequenas. Pode-se concluir que a pandemia resultou em um grande impacto na saúde mental das crianças, visto que gerou sintomas ansiosos e depressivos, além de alterações alimentares, distúrbios no sono e no uso de tecnologias, contribuindo consideravelmente para o aumento do uso de telas. Estudos no longo prazo serão necessários para avaliar todas as consequências, uma vez que alterações psicossociais e na esfera da linguagem já se fazem presentes.


Palavras-chave: COVID-19. SARS-CoV-2. Isolamento Social. Saúde Mental. Ansiedade. Transtornos do Comportamento Infantil.

Artigo de Revisao

Os impactos das influências culturais da retirada do vérnix caseoso precocemente e suas consequências ao recém-nascido: uma revisão integrativa

The impacts of the cultural influences of early removal of vernix caseosa and its consequences to the newborn: an integrative review

Lara Patente Pinto; Estéfany Oliveira Castro; Carmen Luisa Laube Soares; Yasmin Freire de Coelho Oliveira; Bárbara dos Santos Simões

Rev Ped SOPERJ. 2023;23(2):1-4.

Resumo PDF PT

OBJETIVO: Analisar os impactos da retirada precoce do vérnix caseoso e as consequências que isso pode trazer para o recém-nascido (RN).
METODOLOGIA: Estudo consiste em uma revisão bibliográfica, com coleta de textos pelas bases de dados do sítio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A avaliação dos textos se deu por meio da leitura criteriosa de artigos.
RESULTADOS: O vérnix caseoso serve como um auxílio para que a transição da vida intrauterina para condições aeróbicas (extrauterina) ocorra de modo saudável. O primeiro banho do RN envolve crenças e saberes por parte de familiares e equipe técnica de enfermagem. A retirada do vérnix precocemente pode afetar os RN nos primeiros dias de vida, sendo relacionada com a presença de alterações na epiderme e, em pequena parte, no metabolismo.
CONCLUSÃO: A retirada precoce do vérnix caseoso se baseia em ideais culturais locais relacionados à impureza, contudo essa ação permite que a adaptação ao meio após o nascimento se torne mais difícil, podendo haver consequências negativas.


Palavras-chave: Verniz Caseoso. Recém-Nascido. Neonatologia.