Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Normas de Publicaçao

Normas de publicaçao 2021

A Revista de Pediatria SOPERJ aceita trabalhos para as seguintes seçoes:

Editorial: texto encaminhado a convite do corpo editorial, sobre temas atuais, relevantes e que mereçam destaque. Também pode conter comentários sobre artigos publicados na revista, realizados através de convite do corpo editorial a especialistas sobre o tema debatido. O texto deve ter no máximo 800 palavras, seis referências e nao deve conter ilustraçoes.

Artigo original: inclui estudos epidemiológicos, clínicos ou experimentais. O texto deve ter no máximo 3.000 palavras, excluindo página de rosto, resumo, abstract, tabelas, gráficos, figuras e referências; o número de referências nao deve exceder a 30. Serão aceitos no máximo 4 arquivos de imagens, dentre os quais se incluem tabelas, gráficos e imagens.

Artigo de revisao: revisao da literatura a respeito de um tema. Metanálises estao incluídas nesta categoria. O texto deve ter no máximo 5.000 palavras, excluindo página de rosto, resumo, abstract, tabelas, gráficos, figuras e referências. As referências bibliográficas deverao ser atuais e em número mínimo de 30 e máximo de 60. Serão aceitos no máximo 4 arquivos de imagens, dentre os quais se incluem tabelas, gráficos e imagens.

Relato de caso: o texto deve ter no máximo 2.000 palavras, excluindo página de rosto, resumo, abstract, tabelas, gráficos, figuras e referências; o número de referências nao deve exceder a 15. Serão aceitos no máximo 4 arquivos de imagens, dentre os quais se incluem tabelas, gráficos e imagens.

Comunicaçao breve: artigo curto que descreva observaçoes experimentais que nao justificam a publicaçao como artigo original. O texto deve ter no máximo 1.500 palavras, excluindo página de rosto, resumo, abstract, tabelas, gráficos, figuras e referências. O texto pode ser organizado como um artigo original. O número de referências nao deve exceder a 15. Serão aceitos no máximo 4 arquivos de imagens, dentre os quais se incluem tabelas, gráficos e imagens.

Seção Histórica Materno-Infantil: artigos originais cujo tema seja a saúde materno-infantil a partir de uma perspectiva histórica. O texto deve ter no máximo 2.000 palavras, excluindo página de rosto, resumo, abstract, tabelas, gráficos, figuras e referências; o número de referências não deve exceder a 15. Serão aceitos no máximo 4 arquivos de imagens, dentre os quais se incluem tabelas, gráficos e imagens.

Carta ao editor - crítica de artigos publicados em números anteriores da Revista de Pediatria SOPERJ. O texto deve ter no máximo 800 palavras, sem ilustraçoes e com no máximo seis referências.

PREPARAÇÃO GERAL DE MANUSCRITOS

O artigo deverá ser digitado em formato A4 (210x297mm), com margem de 25 mm em todas as margens, espaço duplo em todas as seçoes. Empregar fonte Times New Roman tamanho 11 e processador de textos Microsoft Wordr.

Os autores deverao enviar, por meio do sistema GN1 (https://www.gnpapers.com.br/soperj) carta de submissao assinada por todos os autores contemplando os seguintes aspectos:

  • Os autores devem referir que o artigo é original, nunca foi publicado, nao foi e nao será enviado a outra revista enquanto sua publicaçao estiver sendo considerada pela Revista de Pediatria SOPERJ.
  • Os autores devem autorizar a transferência de direitos autorais, no qual reconhecem que, a partir da submissao, a Revista de Pediatria SOPERJ passa a ser detentora dos direitos autorais do manuscrito;Os autores devem informar as contribuiçoes de cada participante para a elaboraçao do artigo, que devem ser especificadas e seguir os critérios de autoria baseados nos requisitos uniformes do Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos. O reconhecimento de autoria deve estar baseado em contribuiçoes substanciais para a concepçao e design, aquisiçao de dados, análise ou interpretaçao dos dados e redaçao do artigo ou revisao crítica do seu conteúdo, além da aprovaçao final da versao a ser publicada. Os autores devem satisfazer as três condiçoes;
  • Declaraçao de conflito de interesse: descrever ligaçao de qualquer um dos autores com empresas e/ou companhias que possam ter qualquer interesse na divulgaçao do manuscrito submetido à publicaçao. Se nao houver nenhum conflito de interesse, escrever "nada a declarar";
  • Para artigos originais, comunicaçoes breves, relatos de caso, relatos de experiência e resumos de monografias, dissertaçoes e teses que tenham utilizado dados primários ou envolvendo seres humanos, será necessária a comprovaçao da aprovaçao do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa responsável, citando a data da aprovaçao e o número do CAAE gerado pela Plataforma Brasil. Somente serao aceitos os trabalhos elaborados de acordo com a resoluçao nº466/12 do Conselho Nacional de Saúde/MS, que regulamenta pesquisa envolvendo seres humanos.


NORMAS DETALHADAS

RESUMO E ABSTRACT:

Cada um deve ter, no máximo, 250 palavras. Não usar abreviaturas. Devem ser estruturados de acordo com as seguintes orientaçoes:

  • Resumo de artigo original: deve conter as seçoes Introduçao, Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusoes (Abstract: Introduction, Objective, Methods, Results, and Conclusions).
  • Resumo de artigo de revisao: deve conter as seçoes Introduçao, Objetivo, Fontes de dados, Síntese dos dados e Conclusoes (Abstract: Introduction, Objective, Data source, Data synthesis and Conclusions).
  • Resumo de relato de caso: deve conter as seçoes Introduçao, Objetivo, Descriçao do caso e Discussao (Abstract: Introduction, Objective, Case description and Discussion).
  • Comunicaçao breve: deve conter as seçoes Introduçao, Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusoes (Abstract: Introduction, Objective, Methods, Results,and Conclusions).
  • Relato de experiência: deve conter as sessoes Introduçao, Objetivo, Relato da experiência, e Consideraçoes finais (Abstract: Introduction, Objective, Experience report and Final considerations)
  • Resumo de monografia, dissertaçao e de tese: deve conter as seçoes Introduçao, Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusoes (Abstract: Introduction, Objective, Methods, Results and Conclusions).


PALAVRAS-CHAVE E KEY-WORDS:

Fornecer, abaixo do resumo em português e inglês, 3 a 6 descritores, que auxiliarao a inclusao adequada do resumo nos bancos de dados bibliográficos. Empregar exclusivamente descritores da lista de "Descritores em Ciências da Saúde" elaborada pela BIREME e disponível no site http://decs.bvs.br/. Esta lista mostra os termos correspondentes em português e inglês.

TEXTO:

Artigo original: dividido em introduçao (justificando o trabalho e contendo no final os objetivos do trabalho); método (especificar o delineamento do estudo, descrever a populaçao estudada e os métodos de seleçao da amostra se pertinente ao tipo de trabalho, definir os procedimentos empregados e detalhar a análise); resultados (claros e objetivos - o autor nao deve repetir as informaçoes contidas em tabelas e gráficos no corpo de texto); discussao (interpretar os resultados e comparar com os dados de literatura, enfatizando os aspectos importantes do estudo, suas implicaçoes e limitaçoes); conclusoes (ressalta as conclusoes pertinentes aos objetivos do estudo). Em estudos com metodologia qualitativa, os resultados e a discussao poderao ser apresentados em uma única seçao.

Artigo de revisao: sugere-se que tenha uma introduçao para enfatizar a importância do tema, o método que inclui as fontes de dados utilizadas para proceder à revisao, os resultados da revisao propriamente dita, seguida por comentários e, quando pertinente, por consideraçoes finais e /ou recomendaçoes.

Relato de caso: dividido em introduçao (ressaltando o que é conhecido a respeito da doença ou do procedimento em questao); descriçao do caso propriamente dito (nao colocar dados que possam identificar o paciente) e discussao (na qual é feita a comparaçao com outros casos da literatura e a perspectiva inovadora ou relevante do caso em questao).

Comunicaçao breve: o texto pode ser organizado como um artigo original, dividido em introduçao (justificando o trabalho e contendo no final os objetivos do trabalho); método (especificar o delineamento do estudo, descrever a populaçao estudada e os métodos de seleçao da amostra se pertinente ao tipo de trabalho, definir os procedimentos empregados e detalhar a análise); resultados (claros e objetivos - o autor nao deve repetir as informaçoes contidas em tabelas e gráficos no corpo de texto); discussao (interpretar os resultados e comparar com os dados de literatura, enfatizando os aspectos importantes do estudo, suas implicaçoes e limitaçoes); conclusoes (ressalta as conclusoes pertinentes aos objetivos do estudo).

Resumo de monografia, dissertaçao e de tese: dividido em introduçao, objetivos, metodologia, resultados e conclusao.

AGRADECIMENTOS:

Agradecer de forma sucinta a pessoas ou instituiçoes que contribuíram para o estudo, mas que nao cumpram os critérios de autoria.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:

As referências devem ser formatadas no estilo Vancouver, também conhecido como o estilo Uniform Requirements, que é baseado em um dos estilos do American National Standards Institute, adaptado pela U.S. National Library of Medicine (NLM) para suas bases de dados.

Os autores devem consultar Citing Medicine, The NLM Style Guide for Authors, Editors, and Publishers
( http://www.ncbi.nlm.nih.gov/bookshelf/br.fcgi?book=citmed) para informaçoes sobre os formatos recomendados para uma variedade de tipos de referências. Podem também consultar o site "sample references"
( http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html), que contém uma lista de exemplos extraídos ou baseados em Citing Medicine, para uso geral facilitado; essas amostras de referências sao mantidas pela NLM.

As referências bibliográficas devem ser numeradas e ordenadas segundo a ordem de aparecimento no texto, no qual devem ser identificadas pelos algarismos arábicos respectivos sobrescritos.

Para listar as referências, nao utilize o recurso de notas de fim ou notas de rodapé do Word.

Artigos aceitos para publicaçao, mas ainda nao publicados, podem ser citados desde que indicando a revista e que estao "no prelo". Observaçoes nao publicadas e comunicaçoes pessoais nao podem ser citadas como referências; se for imprescindível a inclusao de informaçoes dessa natureza no artigo, elas devem ser seguidas pela observaçao "observaçao nao publicada" ou "comunicaçao pessoal" entre parênteses no corpo do artigo.

Os títulos dos periódicos devem ser abreviados conforme recomenda o Index Medicus; uma lista com suas respectivas abreviaturas pode ser obtida através da publicaçao da NLM "List of Serials Indexed for Online Users", disponível no endereço http://www.nlm.nih.gov/tsd/serials/lsiou.html.

Para informaçoes mais detalhadas, consulte os "Requisitos Uniformes para Originais Submetidos a Revistas Biomédicas". Este documento está disponível em http://www.icmje.org/.

TABELAS:

Cada tabela deve estar em folha separada, numerada na ordem de aparecimento no texto e conter um título. As explicaçoes devem estar no rodapé da tabela e nao no título. Digitar as tabelas no processador de textos Word, usando linhas e colunas. Nao importar tabelas do Excel ou do Powerpoint.

GRAFICOS:

Numerar os gráficos de acordo com a ordem de aparecimento no texto e colocar um título abaixo do mesmo. Os gráficos devem ser sempre em duas dimensoes, em branco/preto (nao usar cores) e feitos em PowerPoint. Mandar em arquivo ppt separado do texto: nao importar os gráficos para o texto. A Revista de Pediatria SOPERJ nao aceita gráficos escaneados.

FIGURAS:

As figuras devem ser numeradas na ordem de aparecimento do texto. As explicaçoes devem constar da legenda (mandar legenda junto com o arquivo de texto do manuscrito, em página separada). Figuras reproduzidas de outras fontes devem indicar esta condiçao na legenda e devem ter a permissao por escrita da fonte para sua reproduçao. A obtençao da permissao para reproduçao das imagens é de inteira responsabilidade do autor. Para fotos de pacientes, estas nao devem permitir a identificaçao do indivíduo - caso exista a possibilidade de identificaçao, é obrigatória carta de consentimento assinada pelo indivíduo fotografado ou de seu responsável, liberando a divulgaçao do material. Imagens geradas em computador devem ser anexadas nos formatos .jpg, .gif ou .tif, com resoluçao mínima de 300 dpi, em arquivo separado (nao importar para o texto). A Revista de Pediatria SOPERJ nao aceita figuras escaneadas.

SUBMISSAO ON LINE:

Para submeter um novo artigo para revista de Pediatria da SOPERJ, o autor deverá entrar no sistema ON-LINE (https://www.gnpapers.com.br/soperj).

Ao entrar no sistema o autor deverá preencher todos os campos necessários de acordo com as regras aqui supra citadas. Para detalhamento da submissao segue abaixo link para um pequeno manual de como executar uma submissao de artigo novo para a revista.

- Instruçoes para Submissao de artigo no ScholarOne

Ao terminar a submissao de seu trabalho, será gerado um e-mail informando se a submissao foi efetuada corretamente, e quando seu trabalho for recebido e conferido se está dentro dos padroes também será gerado outro e-mail. Caso o artigo esteja "Fora de padrao", o autor será avisado por e-mail e poderá corrigi-lo entrando no sistema.

O autor que submeteu o trabalho poderá acompanhar a tramitaçao de seu trabalho a qualquer momento pelo, através do código de fluxo gerado automaticamente pelo sistema, ou ainda pelo título de seu trabalho.
Importante: Como o sistema gera e-mails automaticamente conforme seu artigo estiver tramitando, é imprescindível, que o autor DESABILITE seus filtros de SPAM em seus respectivos provedores, ou que configurem suas contas de e-mail para ACEITAR qualquer mensagem do domínio @soperj.org.br. Para informaçoes sobre como configurar seu filtro de spam entre em contato com seu provedor de acesso.

PROCESSO DE AVALIAÇAO DOS MANUSCRITOS

O processo de avaliaçao do mérito científico do artigo leva em consideraçao a observância do atendimento do formato previsto nas normas editoriais, ressaltando o potencial do manuscrito para publicaçao e o possível interesse do tema para o público-alvo da revista.

Todo o conteúdo publicado pela Revista de Pediatria SOPERJ passa por um processo de revisao por especialistas (peer review). Cada artigo submetido para avaliaçao é encaminhado aos editores da revista, que realizam uma revisao inicial quanto aos padroes mínimos de exigência da Revista de Pediatria SOPERJ e ao atendimento de todas as normas requeridas para envio dos trabalhos originais. A seguir, os editores remetem o artigo a dois revisores especialistas na área pertinente (consultores ad hoc), pesquisadores de competência estabelecida na área específica de conhecimento, selecionados de um cadastro de revisores. Os revisores sao sempre de instituiçoes diferentes da instituiçao de origem do artigo e desconhecem a identidade dos autores e o local de origem do trabalho, sendo adotados o sigilo e o anonimato para autor(es) e revisor(es) durante todo o processo de análise do manuscrito.

É importante ressaltar que os artigos que nao apresentem mérito científico, contenham erros significativos de metodologia, ou nao se enquadrem no perfil editorial da revista, serao recusados diretamente pelo Corpo Editorial, nao cabendo recurso.

Após receber ambos os pareceres dos revisores, o Conselho Editorial da revista os avalia e decide pela aceitaçao do artigo sem modificaçoes, pela recusa ou pela devoluçao aos autores com as sugestoes de alteraçoes a serem realizadas. Em caso de discrepâncias entre os avaliadores, solicita-se uma terceira opiniao para melhor julgamento. De acordo com a avaliaçao, o artigo submetido pode retornar o número de vezes necessário aos autores para esclarecimentos e, a qualquer momento, pode ter a sua recusa determinada, cabendo enfatizar que cada versao é sempre analisada pelo Conselho Editorial, que detém o poder da decisao final em relaçao à publicaçao ou nao do manuscrito submetido.

Nao serao permitidos acréscimos ou alteraçoes no artigo após o envio para composiçao editorial e o fechamento do número da revista.

O conteúdo presente nos manuscritos é de responsabilidade exclusiva dos autores.

A Revista de Pediatria SOPERJ somente recebe material submetido à publicaçao pelo site.