Paulo Terra
Rev Ped SOPERJ. 2002;3(1).
Resumo
Erros de laboratório não se explicam apenas por falhas de sua equipe. Parte deles é condicionada por falhas organizacionais do hospital. É dever de todos estudar a patogenia das falhas e buscar a harmonia. No Brasil, há deficiência de núcleos formadores de médicos especialistas porque os cursos de graduação de muitas faculdades de medicina não incluem a medicina laboratorial. Esta se propõe a produzir laudos, e não apenas resultados. Laudos exigem cultura especializada e dependem de o especialista, após orientar o paciente, participar da colheita (melhor seria coleta) e da fase analítica. Quando a relação entre o requisitante e o especialista é de abertura, confiança e respeito mútuos, há menos erros. Os grandes laboratórios dependem de convênios e os pequenos, de centrais de terceirização. Ainda não se definiu o modelo que enseja maior autonomia e menor relação custo/benefício.
Viviane Manso Castello Branco
Rev Ped SOPERJ. 2002;3(1).
Danielle Plubins Bulkool; Rafael Del Castillo; Adauto Dutra Moraes Barbosa
Rev Ped SOPERJ. 2002;3(1).
Edson Arpini Miguel; Wanderlan José Silva; lcides Augusto S. Oliveira; Felipe Mazzoni
Rev Ped SOPERJ. 2002;3(1).