Editorial
Editorial
Maria de Fátima Goulart Coutinho
Colegas Pediatras
O crescente interesse dos pediatras pelas publicações da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro demonstra que, além da relevância dos temas abordados, sua leitura agradável e objetiva atende às necessidades do pediatra que a cada dia se depara com uma nova demanda de atualização apresentadas pela transição epidemiológica da população infantojuvenil.
Este é o primeiro número da Revista de Pediatria da SOPERJ em 2007 e, coincide com o início da gestão de sua diretoria 2007-2009. A excelência da equipe editorial da Revista assegura o rigor científico de sua construção, assim como a preocupação em dar voz às diferentes instituições pediátricas de nosso estado, garantindo a desejada integração e, cumprindo a vocação de um órgão pertencente a uma associação médica.
O Programa de Educação Continuada da SOPERJ (PEC-SOPERJ) mantém-se como uma atividade não presencial, através do qual o pediatra pode acumular pontos para a recertificação de seu título de especialista e, que é dirigida a todos os pediatras do Estado do Rio de Janeiro. O teste de aproveitamento deverá ser preenchido, destacado e enviado à SOPERJ por correspondência. Para os associados existe, ainda, a possibilidade de respostas diretamente em nosso site (www.soperj.org) clicando no setor de Educação Continuada, posteriormente no segmento PEC-SOPERJ e finalmente em Revista SOPERJ.
A correção de cada um dos testes prevê o pagamento de R$20,00 para os pediatras não associados.
Os associados quites estarão isentos dessa taxa.
A cópia do comprovante de depósito deverá ser enviada juntamente com o formulário preenchido.
A correspondência deverá ser endereçada à SOPERJ: Rua da Assembléia 10, sala 1812. CEP: 20011-901.
Centro. Rio de Janeiro. O depósito deverá ser feito no Banco Bradesco - Agência 2756-1- Conta 1274-2.
Nesse número, os artigos de revisão enfocam temas cuja abordagem atual contempla o enfoque na promoção de saúde, na qualidade de vida, na integralidade que a pediatria contemporânea exige.
Diagnóstico da paralisia braquial obstétrica chama a atenção para a necessidade de maior cautela em predizer uma recuperação excelente logo após o nascimento, exigindo-se um acompanhamento criterioso a fim de minimizar limitações ao longo da vida. A importância dessa abordagem é enfatizada quando, através da pesquisa MEDLINE, observa-se que, apenas em 2006, 27 artigos foram publicados com enfoque na tentativa de adequação funcional dessa situação.
Na Doença do Refluxo Gastroesofágico , o autor, através de linguagem clara e objetiva, proporciona uma viagem por epidemiologia e fisiopatologia, enfatizando a distinção necessária entre a condição fisiológica freqüente e a condição patológica.
A importância da inclusão dos cuidados paternos no cuidado neonatal vem nos brindar com a possibilidade de reflexão a respeito da importância da valorização da paternidade no desenvolvimento de crianças e adolescentes, reforçando a integralidade da abordagem pediátrica.
A Revista de Pediatria da SOPERJ, cumprindo seu objetivo de dar visibilidade às atividades de pesquisa na área de saúde da criança e do adolescente, apresenta resumos de teses e dissertações, aqui representadas cinco trabalhos.
Através de suas publicações, a SOPERJ espera estar contribuindo para atualização e aprimoramento profissional, buscando sempre manter-se próximo do pediatra de nosso estado.
Boa leitura!
Maria de Fátima Goulart Coutinho
Presidente da SOPERJ