Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 16(supl 1)(3) -  2016

Nefrologia

AGENESIA SACRAL E ITU DE REPETIÇÃO EM LACTENTE

 

THAISSA CASAGRANDE DE MESQUITA (UERJ/HUPE); DANIELLE MARTINS DE SOUZA BARROS (UERJ/HUPE); ELIANE GARCEZ DA FONSECA (UERJ/HUPE); PAULA GARCEZ DA FONSECA ()

 

P-110

INTRODUÇÃO: Agenesia sacral é uma anomalia congênita rara. Entre as principais manifestações clínicas estão as geniturinárias, secundárias a bexiga neurogênica. A bexiga neurogênica causa infecção urinária recorrente e insuficiência renal na infância, que podem ser evitadas com o diagnóstico precoce. A seguir, descrevemos um caso de agenesia sacral e bexiga neurogênica, destacando os sinais indicativos e a importância da intervenção adequada.
DESCRIÇÃO DO CASO: ABBS, 6 meses, feminino, foi encaminhada ao Ambulatório de Disfunção Miccional devido a infecção urinária febril de repetição. O primeiro episódio foi aos 2 meses, o segundo aos 3 meses e terceiro aos 5 meses quando apresentou sepse urinária e insuficiência renal. A mãe referiu longos intervalos de fralda seca, força para urinar e o jato urinário fraco. História de DMG, CIUR e oligodramnia. Ao exame: sulco interglúteo curto. Resultado dos exames: US: dilatação pielocalicial e ureteral bilateral; DMSA: hipocaptação RD; uretrocistografia: bexiga de esforço e RVU grau V bilateral.RM de coluna: ausência de peças sacrais de S3-S5. Em uso deoxibutinina e cefalexina profilática, sem melhora. Diagnóstico: agenesia sacral e bexiga neurogênica. Conduta: cateterismo vesical. Evolução:redução das escórias e dahidronefrose. Sem ITU há 1 ano.
DISCUSSÃO: A história de DMG insulino-depentente e o sulco interglúteo curto alertam para a possibilidade de agenesia sacral. Na maioria das vezes a agenesia sacral cursa com insuficiência esfincteriana e incontinência, mas a retenção urinária, com jato fraco e ITU sugerem uma forma grave de bexiga neurogênica com dissinergia vésico-esfincteriana, pressão vesical elevada e alto risco de lesão renal. A dificuldade de esvaziamento vesical é sempre sinal de gravidade e o cateterismo vesical deve ser iniciado imediatamente.
CONCLUSÃO: O reconhecimento precoce dos sinais indicativos de disrafismo espinhal e bexiga neurogênica é fundamental para tratamento adequado e prevenção da perda da função renal.