Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 16(supl 1)(3) -  2016

Gastroenterologia

SANGRAMENTO RETAL: RELATO DE CASO

 

TAYNA GONTIJO DE CARVALHO (UFF); ALINE FALCI LOURES (UFF); BRUNA ITAMI O'HARA PIMENTA (UFF); JULIA ROSA AMIM (UFF); EMANUELLY GIOVANELI CONSTANCIO (UFF); LIVIA SILVA HALL (UFF); JOSE MARIA SILVEIRA NETO (UFF); DENIS MELO PINTO RANGEL (UFF); PEDRO EUGENIO ARAUJO CUNHA (UFF); SELMA SABRA (UFF)

 

P-075

INTRODUÇÃO: Os pólipos do cólon e reto são causa frequente de sangramento na criança, mais frequentes entre os 2 e 4 anos, em regra isolados e são quase todos histologicamente Juvenis.
DESCRIÇÃO DO CASO: A.M.A, 5 anos, feminina, com história de sangramento retal há 4 meses.Deu entrada no serviço de emergência, sendo submetida a exames laboratoriais e a colonoscopia sob sedação com anestesia. O videocolonoscópio foi introduzido até o íleo cuja mucosa se apresentava íntegra. No reto, presença de lesão superficial elevada séssil com mucosa avermelhada, medindo cerca de 5 cm ,retirada com alça diatérmica.Histopatologico revelou pólipo juvenil.
DISCUSSÃO: A Polipose Juvenil é uma condição incomum que afeta 1 em 160.000 pessoas e costuma se manifestar entre 4 e 14 anos de idade. O seu diagnóstico é feito quando os seguintes critérios clínicos são encontrados: mais de 5 pólipos juvenis no cólon ou no reto, ou; pólipos juvenis em outras áreas do trato gastrintestinal, ou; qualquer número de pólipos juvenis e uma história familiar . A Polipose Juvenil da infância está associada a sangramento gastrointestinal de repetição .
CONCLUSÃO: Nos casos de sangramento retal é fundamental a realização da ileocolonoscopia, para fazer o diagnostico do local do sangramento,sendo um método diagnostico e terapêutico.Nos casos de pólipo retal, a terapêutica é simples através da polipectomia. Nos casos mais ratos de múltiplos pólipos, doença mais rara,o tratamento em pacientes jovens pode ser mais agressivo, pelo risco de evoluir para câncer do trato gastrointestinal ,sendo necessário também a investigação familiar.