Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 16(supl 1)(3) -  2016

Gastroenterologia

LACTOBEZOAR ILEAL - RELATO DE CASO

 

JULIANA NEVES FERREIRA (HOSPITAL ESTADUAL INFANTIL NOSSA SENHORA DA GLORIA - ES); FLAVIA MESQUITA GAVA (HOSPITAL ESTADUAL INFANTIL NOSSA SENHORA DA GLORIA - ES); ANDRÉ SILVEIRA LOSS (HOSPITAL ESTADUAL INFANTIL NOSSA SENHORA DA GLORIA - ES); LEONARDO BITTENCOURT NOGUEIRA (HOSPITAL ESTADUAL INFANTIL NOSSA SENHORA DA GLORIA - ES); ANDERSON MONTEIRO PEREIRA (HOSPITAL ESTADUAL INFANTIL NOSSA SENHORA DA GLORIA - ES); NATALIA SANTOS BELISARIO (HOSPITAL ESTADUAL INFANTIL NOSSA SENHORA DA GLORIA - ES); TATIANA ZANOTTI GUERRA ZAMPROGNO (HOSPITAL ESTADUAL INFANTIL NOSSA SENHORA DA GLORIA - ES); DANDARA MOULIN PORTO (HOSPITAL ESTADUAL INFANTIL NOSSA SENHORA DA GLORIA - ES); MARCO AURÉLIO SALVADOR (HOSPITAL ESTADUAL INFANTIL NOSSA SENHORA DA GLORIA - ES)

 

P-073

INTRODUÇÃO: Bezoar é a impactação de material estranho não digerido no interior do trato digestivo, originado a partir da ingestão de diversas substâncias, como cabelos (tricobezoar), fibras vegetais (fitobezoar), medicamentos (farmacobezoar), componentes do leite (lactobezoar) dentre outros.Frequentemente localizados no estômago, podem se estender ao intestino, sendo importante causa de abdome agudo obstrutivo na população pediátrica. A proposta deste trabalho é de relatar o caso clínico de um volumoso lactobezoar ileal diagnosticado em lactente internado em Hospital Pediátrico com quadro de distensão abdominal a esclarecer.
DESCRIÇÃO DE CASO: Lactente, três meses, com história de prematuridade e distensão abdominal importante após início de fórmula láctea. Ao exame físico, massa palpável, de consistência endurecida em fossas ilíacas. Aventada hipóteses de megacólon congênito, mucoviscidose, alergia a proteína do leite e enterocolite. Afastada a hipótese de megacólon e patologias cirúrgicas agudas, submetido a tratamento clínico com antibióticos e posteriormente, lavagem intestinal, acetilcisteína e lactulose via oral, com resposta parcial. Evoluiu com piora clínica súbita, submetido a laparotomia exploradora e diagnosticado com lactobezoar ileal obstruindo a luz intestinal. Apresentou choque séptico refratário, evoluindo a óbito.
DISCUSSÃO: Originados principalmente por componentes do leite, muco e produtos alimentares não digeridos, os lactobezoares localizam-se tipicamente no estômago, podendo acometer outros segmentos intestinais. São afecções raras, com poucos relatos na literatura, que diferem dos outros tipos de bezoares por incidirem preferencialmente em lactentes, nascidos pré-termo. Manifesta-se clinicamente com sinais de obstrução intestinal e massa palpável. É diagnosticado por meio de anamnese detalhada aliada a exame físico e de imagem. A maioria dos casos é tratada cirurgicamente, podendo ser tentado tratamento clínico em pacientes com obstrução intestinal parcial.
CONCLUSÃO: Lactobezoar apesar de raro e pouco diagnosticado, é um importante diagnóstico diferencial de abdome agudo obstrutivo em lactentes jovens. Torna-se importante o conhecimento dessa patologia para o diagnóstico precoce e tratamento adequado.