Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 16(supl 1)(3) -  2016

Alergia e Imunologia

SENSIBILIZAÇÃO AOS ÁCAROS DOMÉSTICOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM RINITE NO RIO DE JANEIRO

 

PRISCILLA FILIPPO ALVIM DE MINAS SANTOS (HOSPITAL MUNICIPAL JESUS); BRUNA PIASSI GUAITOLINI (HOSPITAL CENTRAL DO EXÉRCITO)

 

O-002

INTRODUÇÃO: A rinite alérgica é definida como inflamação da mucosa de revestimento nasal, mediada pela imunoglobulina E, após exposição à alérgenos, cujos sintomas (obstrução nasal, coriza, espirros e coceira nasal) são reversíveis espontaneamente ou com tratamento. É uma doença crônica que acomete todas as idades e grande parte da população. Os ácaros são os principais alérgenos ambientais no Brasil. Apesar de submetidos a níveis semelhantes de exposição aos alérgenos de ácaros domésticos, apenas os indivíduos com predisposição à atopia desenvolvem sensibilização e manifestam a doença alérgica.
OBJETIVO: Avaliar a sensibilização aos ácaros domésticos: Blomia tropicalis (Bt), Dermatophagoides pteronyssinus (Dp), Dermatophagoides farinae (Df), em crianças e adolescentes residentes no Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
MÉTODOS: Revisão de prontuários de pacientes acompanhados em consultório médico especializado no Rio de Janeiro, no período de janeiro/2014 a maio/2016. Foram avaliados os resultados do teste cutâneo de leitura imediata (TCLI) para alérgenos dos ácaros Dp, Df e Bt e adotados valores de corte previamente descritos para sensibilização (TCL >3mm). Os puntores metálicos utilizados e os extratos alergênicos padronizados foram provenientes do laboratório FDA Immunotech Ltda.
RESULTADOS: Foram analisados 65 prontuários de pacientes com idades entre 3 e 17 anos, idade média 9,5 anos, 52% do gênero feminino, 66% brancos, 34% pardos e negros, 60% com historia familiar de atopia. Todos os pacientes tinham rinite. A IgE total estava aumentada em 43%. O TCLI foi positivo para 3 ácaros 19/65 e para 2 ácaros 4/65. O TCLI foi positivo para 25/65 Dp, 23/65 Df e 19/65 Bt.
CONCLUSÃO: Observamos uma alta sensibilização aos ácaros domésticos, sendo estes, importantes na relação causal com a doença respiratória. Dermatophagoides pteronyssinus e Blomia tropicalis são as espécies de ácaros mais freqüentes em amostras de pó de residências, mas na amostra estudada os mais prevalentes foram os Dermatophagoides pteronyssinus e farinae.