Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 15(2) - Setembro 2015

Mensagem

Mensagem

 

Anna Tereza Miranda Soares de Moura

 

Caros pediatras,

É com imensa satisfação que apresentamos mais um número de nossa Revista de Pediatria SOPERJ, o terceiro no ano de 2015. Caminhamos a passos largos na construção de um periódico com características que acreditamos serem fundamentais na busca permanente do conhecimento: transparência, ética, oportunidade e diversidade. Somente assim, será possível alcançar os indicadores de qualidade necessários para uma classificação melhor perante os órgãos reguladores.

Além de dois editoriais, o novo número traz um artigo original, três relatos de caso e um artigo de revisão, abordando temas pertinentes para a prática da Pediatria Geral e para os demais profissionais de saúde interessados no bem-estar de crianças e adolescentes. Cardiopatias congênitas, condições sensíveis à atenção primária, violência, neoplasias, síndromes genéticas, HIV e cárie dentária são assuntos desenvolvidos por nossos autores, que trazem novos conhecimentos para agravos responsáveis por expressiva demanda nos serviços de saúde.

De maneira inovadora, disponibilizamos ainda o "Manifesto sobre maioridade penal", redigido pelos profissionais do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NESA/UERJ), participando do necessário debate sobre as questões contemporâneas em nossa sociedade. A saúde há muito é identificada como um bem-estar entre indivíduos, considerando os determinantes sociais e a qualidade de vida para sua plena ocorrência.

A Constituição Federal Brasileira (CF/88), em seu artigo 196, considera "saúde" um conceito que engloba "políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação". Crianças e adolescentes precisam estar incluídos nessas políticas de proteção, e o pediatra não pode estar afastado dessas reflexões, buscando um debate positivo, abrangente e de crescimento.

Nossa tentativa de ampliar o alcance da Revista de Pediatria SOPERJ permanece, aliada ao propósito firme de apresentar conteúdos de qualidade e atuais. Agradecemos, mais uma vez, aos parceiros autores pelo envio de suas inestimáveis contribuições e convidamos a todos a desfrutar da leitura deste novo número.

Boa leitura a todos!

 

Profa. Anna Tereza Miranda Soares de Moura
Editora Chefe da Revista de Pediatria SOPERJ