Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 15(supl 1)(2) - Março 2015

Trabalho Original

Puericultura: passado e presente para construir o futuro

 

Aranda, R.M.M.C.; Albernaz, A.L.G.

Instituto Fernandes Figueira, Fundaçao Oswaldo Cruz

 

Resumo

INTRODUÇÃO: Conhecer a história é fundamental para aperfeiçoar o presente e criar bases para o futuro. Desde a sua origem, no fim do século XIX, até os dias atuais, a puericultura incorporou características próprias de cada momento e local em que foi praticada.
OBJETIVO: Resgatar a história da puericultura e da atenção à criança no Brasil.
MATERIAL E MÉTODO: Procedeu-se a revisão da literatura por meio de busca nos bancos de dados LILACS, MEDLINE e ScIELO, e seleção de artigos relacionados ao tema.
RESULTADOS: A puericultura sofreu mudanças significativas nos últimos anos. Antes era um conjunto de noções e técnicas sobre cuidados de higiene, nutrição e disciplina de crianças pequenas, que era passado de mãe para filha ao longo dos tempos. Após a apropriação pela pediatria geral, transformou-se em ciência, com aplicações baseadas em evidências cientificas modulada pelas boas práticas em saúde.
CONCLUSÃO Observa-se que a puericultura interage com aspectos sociais, econômicos e culturais. A promoção da saúde, baseada na proposta da atenção integral ao indivíduo, faz da pediatria geral uma prática médica capaz de prevenir, tratar doenças e incentivar a autonomia. O pediatra geral precisa cada vez mais ter consciência do seu papel como educador e formador de opinião, aproximando-se da sociologia e antropologia, além dos conhecimentos biomédicos e evidências cientificas. É necessário, ainda, conhecer o cenário no qual está inserido a fim de pensar criticamente e ter uma atuação que busque o melhor para cada paciente em sua individualidade.

 

Responsável
PASCALE GONÇALVES MASSENA