Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 4(1) - Junho 2003

Sem Seçao

Editorial

 

Sidnei Ferreira

Presidente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro-SOPERJ.

 

 

Prezado Colega.

Foi com muito orgulho e satisfação que realizamos o VII Congresso da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro, o VII CONSOPERJ, evento já tradicional no nosso Estado.

Aproveitamos para agradecer a todos os membros das diversas Diretorias, Filiadas Regionais, Comitês e Grupos de Trabalhos, que participaram com sugestões para a elaboração da programação científica e para a execução do Congresso.

Reciclar os conhecimentos técnicos do pediatra é um dos nossos objetivos permanentes. Para cumpri-lo, temos possibilitado a sua capacitação em técnicas avançadas como os Cursos de Reanimação Neonatal e Suporte Avançado de Vida em Pediatria-PALS. Além disso, realizamos, pelo terceiro ano consecutivo o Curso de Atualização em Pediatria da SOPERJ, os Serões de Pediatria, os Cursos de Atualização, as Sessões Científicas e os Cursos Itinerantes dos nossos Comitês Científicos, Jornadas e Congressos Locais e Nacionais, dentre muitos outros eventos científicos.

O VII CONSOPERJ reuniu por quatro dias, no Centro de Convenções do Hotel Flórida e em dois auditórios do próprio Hotel, pediatras de todo o Estado, durante os quais foram discutidos os temas mais relevantes para o pediatra no seu dia-a-dia. O ambiente aconchegante, de congraçamento e camaradagem, entre as diversas gerações de pediatras e professores, possibilitou a troca de informações e discussões que transcenderam os métodos formais utilizados nos Congressos para a transmissão do conhecimento.

A pediatria como especialidade nasceu no Rio de Janeiro e muitos pediatras são lembrados como autores da gloriosa história da Pediatria. Essa história continua a ser escrita e todo pediatra que honra o seu ofício é autor de pelo menos uma linha. Por isso, homenageamos durante o VII CONSOPERJ os ex-Presidentes da SOPERJ e alguns ilustres pediatras que já nos deixaram, como Athayde Fonseca, César Perneta, Afrânio Raul Garcia, Luiz Torres Barbosa e Eunice Tupinambá.

Esta edição da Revista da SOPERJ é dedicada exclusivamente aos temas livres apresentados durante o evento.

Agradecemos e damos os parabéns aos seus autores.

Boa leitura.

Atenciosamente,

Sidnei Ferreira.
Presidente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro-SOPERJ