Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 13 (supl 1)(2) - Dezembro 2012

Anais do X Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro

Derrame pericárdico no hipertireoidismo: um relato de caso

 

Costa da Silva, MA; Schincariol, V; Grippa, A; Antunes, M ; Malheiros, AF

Hospital Universitário Antônio Pedro - UFF.

 

 

RESUMO

INTRODUÇÃO: No hipertireoidismo o excesso de hormônio tireoideo causa um conjunto de sinais e sintomas como taquícardia, perda ponderal com aumento do apetite, diarréia, fraqueza muscular e bócio. O derrame pericárdico é uma complicação comum do hipotireoidísmo. Este relato tem como objetivo apresentar um caso de hipertireoidismo com derrame pericárdico.
DESCRIÇÃO DO CASO: Paciente, 11 anos, sexo feminino, iniciou quadro de emagrecimento de 21 quilos em três meses. Evoluiu com fraqueza muscular proximal, aumento da sudorese, disfagia para sólidos, dispneia aos pequenos esforços e ortopneia. Ao exame físico apresentou retração palpebral, bócio difuso sem nodulações, tremor fino de extremidade, taquicardia e sopro sistólico em foco aórtico. Foi evidenciado no ecocardiograma derrame pericárdico volumoso com sinais de restrição de ventrículo esquerdo. Exames laboratoriais demostraram TSH: 0,01 ,T4 livre: 4,35, antitireoglobulina normal, Anti-TPO: 198,3 eTRAb negativo. Iniciado tratamento com propranolol 40 mg/dia, prednisona 60 mg/dia e metimazol 0,6 mg/kg/dia. Alta hospitalar com melhora dos sinais e sintomas, redução acentuada do derrame pericárdico e acompanhamento no ambulatório de endocrinopediatria.
COMENTÁRIOS: Nossa paciente apresentou um quadro grave de tireotoxicose por hipertireoidismo com elementos para o diagnóstico de doença de Graves. As manifestações cardiovasculares do hipertireoidismo são taquícardia sinusal, palpitações, aumento do débito cardíaco com diminuição da resistência vascular periférica, sopro sistólico aórtico e fibrilação atrial, que é rara na população pediátrica. Neste caso, a paciente apresentou derrame pericárdico volumoso, com repercussão clínica, que foi resolvido com o tratamento medicamentoso para o hipertireoidismo.
CONCLUSÕES: Existem poucos relatos na literatura de derrame pleural como apresentação clínica do hipertireoidismo, sendo esses relatos de pacientes adultos. Este caso mostrou a complicação em um paciente pediatrico.

 

Responsável
Maria Aparecida Costa da Silva