Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 13 (supl 1)(2) - Dezembro 2012

Anais do X Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro

Bullying não é brincadeira! (LIPED UERJ)

 

Amaral E.; Burguinhão L.; Arouchha S.; Biron E.; Vieira L.; Monteso K

Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

 

 

RESUMO

INTRODUÇÃO E OBJETIVO: Pautado em relações assimétricas de poder e recorrência de todo tipo de agressão, exclusão e intimidação, o bullying é um fenômeno social significativo. A curto e longo prazo, a autoestima e as relações interpessoais do indivíduo são abaladas. O presente trabalho relata a atividade realizada pela Liga de Pediatria - UERJ, no 49º Congresso do Hospital Universitário Pedro Ernesto, onde realizou-se trabalho de esclarecimento e conscientização de crianças entre 7 e 13 anos, sobre as formas de bullying e suas consequências. Este relato visa demonstrar a importância de dar atenção a esta prática que se torna cada vez mais frequente e relevante na realidade das crianças no Brasil.
DESCRIÇÃO DO CASO: No Espaço Aprender Brincando, do Congresso citado, os alunos da LIPED realizaram atividade de educação em saúde com 129 crianças (7-13 anos), sendo que 39 participaram da tenda da LIPED-UERJ. Foram projetadas e discutidas imagens com atitudes corretas e erradas de convivência e fizeram-se atividades lúdicas. Em conversa informal com as crianças, 23 relataram ter sofrido algum tipo de agressão física, verbal ou psicológica classifcável como bullying. Alguns eram agredidos diariamente, sendo o pátio da escola e a sala de aula os cenários mais comuns. Como consequências viu-se o medo ou desânimo de irem à escola. Alguns declararam praticar bullying e muitos, dos que sofreram, não denunciaram.
CONCLUSÃO: Percebemos em nossa atividade,que o bullying é algo constante nas escolas, e que cabe, não somente aos profissionais da educação, mas também aos profissionais de saúde, alterar esse quadro, atuando como educação em saúde, alterando o cenário atual. É relevante incentivar os alunos da graduação e suas ligas acadêmicas, a montarem estratégias para auxiliar no combate ao bullying. Pois a atuação de alunos e médicos é um ótimo passo para começar a caminhada contra este mal crescente.

 

Responsável
Luma Alcides Burguinhão