Anais do X Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro
Impacto da implementação de sistema informatizado de prescrição em hospital pediátrico
Vieira, C; Valete CO; Sgorlon G; Lopes DC; Dorneles I; Viana ME; Neto PT; Frota J
Prontobaby-Hospital da Criança.
RESUMO
INTRODUÇÃO: a informalização do prontuário médico é uma realidade. Neste sentido, a implementação desta nova tecnologia deve ser acompanhada da análise do impacto desta sobre a assistência. Sabe-se que a informatização reduz a ocorrência de falhas como os erros de registro e ilegibilidade; alguns estudos revelam aumento da detecção de quase falhas e prevenção de erros. A implantação deste sistema é reconhecido como uma estratégia de melhoria da segurança do doente.
MÉTODOS: foi acompanhada a implantação da prescrição informatizada em hospital pediátrico de 115 leitos. Foram medidos antes e depois desta, os registros de quase falha, erro e devolução de medicações (dois trimestres consecutivos), de outubro de 2011 a março de 2012. Foram registrados também os motivos das quase falhas e erros. O hospital possui sistema de manipulação unitário (dose unitária). Os resultados serão apresentados em gráficos.
RESULTADOS: no período analisado, antes da implantação da prescrição informatizada foram observadas 1236 quase falhas e 715 devoluções. Após a implantação do sistema, foram observadas 1670 quase falhas e 553 devoluções, uma redução de 22%. Não foram observados erros. A maior causa de quase falha registrada foi o uso de nome comercial do medicamento, em todos os setores do hospital.
CONCLUSÕES: A implantação do sistema informatizado de prescrição ocasionou redução do número de devoluções de medicações em hospital pediátrico embora não tenha ocasionado, em primeiro momento, redução significativa do número de quase falhas.
Responsável
Cristina Ortiz Sobrinho Valete