Anais do X Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro
Capacitação Multiprofissional em Reanimação Pediátrica-normas 2010: Apreensão do Conhecimento
Vieira, C; Valente CO; Pessanha MJ; Sgorlon G; Lopes DC; Dorneles I; Viana ME; Cardoso A; Alonso M; Alvarenga AL; Fratini I
Prontobaby-Hospital da Criança.
RESUMO
INTRODUÇÃO: as normas de reanimação pediátrica e neonatal foram atualizadas em 2010. Desta forma, torna-se necessária a capacitação de profissionais, principalmente os que lidam com o paciente crítico. O objetivo deste trabalho foi avalia ra diferença dos conhecimentos antes e depois do curso de treinamento em parada cardiorespiratoria.
MÉTODOS- foram feitos seis treinamentos com vários membros da equipe do CTI segundo as normas de reanimação, 2010. Os cursos foram teóricos e práticos com três estações de treinamento prático-desfribrilação e massagem cardíaca externa, via aérea e acesso vascular e duração total de seis horas. Foi aplicado um pré teste e um pós teste. Foram aprovados aqueles que apresentaram desempenho no pós teste superior a 70% de acertos. Registramos quantos alunos apresentaram desempenho inferior a 70% no pré teste.
RESULTADOS- foram treinados 110 profissionais. Destes, 107 foram aprovados. Houve aumento dos conhecimentos apreendidos após o curso, levando ao aumento do número de acertos no pós teste. No pré teste, 50 alunos apresentaram desempenho inferior a 70%, evidenciando que 47 alunos (43%) mudaram de forma importante seus conhecimentos antes e depois do curso.
CONCLUSÕES: a educação continuada deve ser estimulada em todos os profissionais da área de saúde, em especial das áreas críticas, que dependem de ações rápidas e sistematizadas para o sucesso da assistência.
Responsável
Cristina Ortiz Sobrinho Valete