Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 13 (supl 1)(2) - Dezembro 2012

Anais do X Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro

Triagem nutricional em terapia intensiva pediátrica

 

Vivas M; Valete CO; Sgorlon G; Lopes DC; Viana ME; Arouca MC; Rosa K

Prontobaby-Hospital da Criança.

 

 

RESUMO

INTRODUÇÃO: as crianças internadas em unidades de terapia intensiva representam uma parcela representativa de risco de desnutrição na admissão. Outrossim, durante a internação, sabe-se que por diversos fatores, este risco pode aumentar. A monitorização deste risco é importante para evitar prejuízos maiores ao crescimento e desenvolvimento da criança.
MÉTODOS: foi realizada a análise do risco nutricional através da aplicação de um protocolo pré estabelecido nas primeiras 24 horas de internação em duas unidades de terapia intensiva pediátrica, no período de um mês. Os pacientes foram considerados de baixo médio ou alto risco. A proporção destes foi descrita.
RESULTADOS: no período, foram analisadas 85 crianças nestas unidades (60% meninos). Foi observado que de todas as internações, 6% eram de alto risco, 41% de médio risco e 53% de baixo risco, nas primeiras 24 horas de internação.
CONCLUSÕES: a desnutrição ou o risco nutricional maior pode constituir um fator de risco para a internação em unidade de terapia intensiva pediátrica. Além disso, esta desnutrição pode se agravar ao longo da internação. Quase metade das crianças encontravam-se nos grupos médio e alto risco nutricional, o que evidencia a importância do suporte nutricional intensivo.

 

Responsável
Cristina Ortiz Sobrinho Valete