Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 13 (supl 1)(2) - Dezembro 2012

Anais do X Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro

Eczema numular associado ao MRSA

 

Silva, RG.(1); Baptista, LM.(2); Peixoto, A.B.(3); Cerqueira, FG.(4); Cerqueira, Moriguti N.A.(5); Cerqueira A.M.M.(6)

Hospital Municipal Jesus.

 

 

RESUMO

INTRODUÇÃO: o eczema numular não está relacionado aos outros tipos de eczema, sendo de causa não bem estabelecida. O MRSA surgiu como um importante patógeno hospitalar, porém as cepas adquiridas na comunidade vêm aumentando de frequência. O autores pretendem com esse caso relatar um caso de eczema numular associado a infecção por MRSA.
DESCRIÇÃO DO CASO: Lactente, feminina, de 11 meses apresentando coriza mucóide, com exulceração na face associadas a lesões eczematosas, pruriginosas no abdome. Uso prévio de vários corticóides tópicos sem resposta clínica. Iniciado amoxicilina com clavulanato por uma semana, porém, com resultado insatisfatório. O prurido era intratável. A biópsia cutânea abdominal mostrou ser eczema numular. Prescrito corticóide sistêmico por 10 dias, sem melhora. Suspeitando-se de escabiose ab igne, foi relatado que o avô esteve internado. O mesmo foi examinado,apresentando,entretanto,colostomia com fístula uretral secretiva e purulenta. Colhido material de cultura dessa secreção e swab nasal da criança, sendo ambas positivas para MRSA sensível somente a cíprofloxacino e outros antibióticos parenterais. Como tratamento foi optado ciprofloxacino por três semanas devido a acompanhamento semanal e resposta arrastada nas duas primeiras semanas. Feito, também, descolonização com mupirocina na família e doentes.
COMENTÁRIOS: o eczema numular é de causa desconhecida, sendo frequente nos atópicos. Nos pacientes com dermatite atópica, grave a colonização por S. Aureus não resistentes a betalactamase é observado. A associação do eczema com a colonização pelo MRSA é um evento raro. A terapia com ciprofloxacino nesse caso foi excepcional devido à gravidade do agente e resistência antibiótica.
CONCLUSÃO: a infecção pelo MRSA em associação com o eczema numular é incomum, porém deve-se investigar nas situações intratáveis. A literatura internacional é escassa. É importante para o pediatra fazer uma boa anamnese e investigação diagnóstica para resolução do quadro.

 

Responsável
Larissa Maciel Baptista