Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 13 (supl 1)(2) - Dezembro 2012

Anais do X Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro

Líquen plano associado à infecção por EBV

 

Silva, P.G(1); Baptista, L.M.(2); Peixoto, A.B(3); Cerqueira, F.G.(4); Cerqueira, A.M.M.(5); Castanheira. L.D.(6)

Hospita Municipal Jesus.

 

 

RESUMO

INTRODUÇÃO: o líquen plano é uma dermatose inflamatória crônica com características histopatológicas bem definidas, e causas muItifatoriais, dentre elas infecções virais, principalmente a hepatite. Os autores apresentam um caso raro de líquen plano associado à uma infecção pelo vírus Epstein Baar.
DESCRIÇÃO DO CASO: escolar masculino, seis anos, apresentando lesões de líquen plano nos membros inferiores. Realizada biópsia cutânea sendo compatível com líquen plano. Nos exames sorológicos virais, apenas positividade para o vírus Epstein-Barr IgG 54 900 e IgM 10,0 e negativo para hepatites. Iniciado tratamento para o líquen e acompanhamento pediátrico. A criança encontra-se bem e com resolução dermatológica.
COMENTÁRIO: o líquen plano (LP) é uma patologia inflamatória com características imunológicas. As lesões se caracterizam por lesões papulosas, eritematovioláceas, com estrias de Wickham e discreta descamação. A predominância de linfócitoT na derme próxima a membrana basal sugere mecanismo imunológicos mediados. Outras causas envolvidas podem ser fatores emocionais, drogas, e na criança após vacinação por hepatite B. A associação do LP com EBV é pouco descrita na literatura.
CONCLUSÃO: o médico deve procurar as causas do líquen plano e ter uma visão mais ampliada das etiologias. É importante o conhecimento de associação do EBV com líquen plano.

 

Responsável
Larissa Maciel Baptista