Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 13 (supl 1)(2) - Dezembro 2012

Anais do X Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro

Quadro de esteatose hepática em lactente. Tratamento homeopático como opção segura

 

Barbas, D.S.; Cabo, D.J.V.; Magalhães, J.Q. Carillo, R.Jr.; Hall, L. Xavier M.F.

Universidade Federal Fluminense (UFF), Associação Brasileira de Reciclagem e Assistência em Homeopatia (ABRAH).

 

 

RESUMO

INTRODUÇÃO: A esteatose hepática é o estágio inicial da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) que apresenta-se conno um problema clínico emergente, principalmente entre pacientes obesos (fator associado mais comum). A alteração laboratorial é o aumento persistente dos níveis de transaminases, com maior elevação daTGP em relação a TGO. Outras situações associadas à EHNA é a terapêutica com alguns fármacos como exemplo os glicocorticóides. A prevalência da esteatose aumenta com a idade sendo 70% de 2-4 anos e 17,3 dos 15-19 anos. A ultrassonograíia hepática é um bom método para identificar fígado gorduroso. Não há terapêutica específica definitiva até o momento. O objetivo deste estudo foi descrever o caso de um lactente apresentando-se com esteatose hepática, tratado homeopaticamente com equalização do fígado e conseqüente normalização laboratorial e ultrassonográfica.
RELATO DE CASO: Lactente, 16 meses, história de obesidade, crises de broncoespasmo de repetição e uso crônico de glicocorticóides. Aos 6 meses de em investigação de obesidade, foi encontrado esteatose hepática ao USG abdominal, com aumento das transaminases laboratorialmente. lniciou tratamento homeopático com necessidade de equalização hepática, devido a lesão orgânica (fígado). Posterior normalização das transaminases e redução do grau de esteatose ao USG.
COMENTÁRIOS: Este caso evidenciou um quadro de esteatose hepática em idade precoce, o que pode ser explicado pelo uso repetido e contínuo de medicação glicocorticóide. Foi prionzado no tratamento

 

Responsável
Danielle Da Silva Barbas