Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 13 (supl 1)(2) - Dezembro 2012

Anais do X Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro

"O preenchimento correto da caderneta da criança é essencial para o cuidado pediatrico competente."

 

Orofino, DHG; Faissol, NM; Lopes, FSD; Silva, MRM; Lyra, ALCO

Escola de Medicina Souza Marques/Hospital Municipal Jesus.

 

 

RESUMO

INTRODUÇÃO: A caderneta brasileira de saúde da criança e adolescente facilita o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento e o diagnóstico precoce de seus desvios. Não preenchê-la torna essa iniciativa infrutífera, além de desperdiçar dinheiro público. O objetivo dessa pesquisa foi incentivar o engajamento de alunos do 4º ano de graduação de Medicina para o correto preenchimento desse instrumento de vigilância em saúde através da observação dos dados não existentes nas cadernetas das crianças abaixo de quatro anos de idade, internadas no Hospital Municipal Jesus.
MÉTODO: Foram incluídos na pesquisa todos os pacientes com idade igual ou inferior a quatro anos que estavam internados no dia da realização da pesquisa, no Hospital Municipal Jesus e excluídos aqueles que não tinham suas cadernetas disponíveis assim como os pacientes internados no centro de terapia intensiva (CTI). Os responsáveis assinaram termo de consentimento livre e esclarecido. A análise constituiu em cálculo de porcentagens de dados não registrados em relação a amostra total.
RESULTADOS: Encontravam-se internados 57 pacientes. Desses, 32 (57,8%) preenchiam critérios de inclusão. Foram excluídos cinco por não estarem com as cadernetas disponíveis e dois por estarem no CTI(12,2%). Nasceram no município do Rio de Janeiro 68%, em municípios da baixada fluminense 28% e em outros estados 4%. Dos registros na matemidade, não constavam peso(P) - 8%, comprimento(C) - 8%, perímetro cefálioc (PC)-12% sorologias maternas(88%), sexo (16%), peso e data da alta(68%), Ortolani(52%), reflexo vermelho(68%), teste do pezinho(68%). Não havia nenhum registro de DNPM em 96% e em 50% das consultas não havia nenhum registro de P,C, e PC. Faltava registro de alimentação e intercorrências médicas em 100%.
CONCLUSÃO: Essa pesquisa evidencia necessidade urgente de divulgação pelas escolas de medicina e sociedades de pediatria da importância do registro de dados na caderneta de saúde. Observa-se maior preenchimento daqueles dados existentes nos modelos antigos de cartão da criança (medidas antropométricas e vacinas). Sem isso, o cuidado com a saúde das crianças brasileiras não será tão eficiente quanto poderia ser.

 

Responsável
Natalia Monte Faissol