Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 25(1) - Março 2025

Editorial

Editorial

Editorial

 

Anna Tereza Miranda Soares de Moura

 

DOI:10.31365/issn.2595-1769.v25i1p01-02

Recebido em: 15/02/2025
Aprovado em: 17/02/2025

 

 

Um novo início. Um recomeço. Momentos que sempre trazem emoção, quando encaramos o desafio de uma nova jornada, movimentando-nos para criar espaços no nosso dia a dia, para uma tarefa original e diferente.

Esse é o sentimento de cada membro da nova Diretoria SOPERJ, que começa agora suas atividades para a gestão 2025-2027. Um grupo que aprofundou a reflexão sobre qual é a missão de uma sociedade de especialidade e que trabalhou muito para desenvolver propostas de inovação, sempre numa perspectiva participativa, de muita colaboração e transparência. E que, ao analisar a bela e vitoriosa história da nossa SOPERJ, se permitiu olhar para o futuro e criar espaços para caber mais gente, tornando nossa sociedade ainda mais representativa.

Para os próximos três anos de muito trabalho, este será um dos nossos principais pilares: desenvolver um olhar ampliado, para que a SOPERJ possa voltar a representar a totalidade do estado, com protagonismo dos serviços de pediatria fora da capital. Nossa ideia central é criar um ambiente colaborativo que nos permita contribuir com a melhoria da saúde de crianças e adolescentes, razão maior da prática de cada um de nós, pediatras.

Apesar dos muitos avanços, o Rio de Janeiro é um estado de desigualdades e indicadores preocupantes relacionados à saúde. Somos a terceira maior taxa de incidência de tuberculose do país, com elevada mortalidade da doença e números ainda alarmantes de sífilis neonatal, passível de prevenção na presença de pré-natal adequado. Nossa cobertura de Atenção Primária à Saúde é baixa. Ocupamos o oitavo lugar no ranking nacional de IDH, estando abaixo da média do país. São 92 municípios com uma diversidade enorme, e os valores de IDH variam largamente entre grandes centros urbanos e municípios de pequeno porte. A série histórica mostra queda sistemática nas matrículas do ensino fundamental desde 2008 no estado.

As singularidades de cada região serão a base para propor eventos, publicações e pautar reflexões relacionados à linha de cuidado de crianças e adolescentes, e a Revista de Pediatria SOPERJ representa um importante canal de comunicação, conhecimento e integração entre os pediatras. Sua missão está em total sintonia com os objetivos da nova gestão, trazendo visibilidade para os desafios e oportunidades vivenciados em cenários do interior do estado, contribuindo para reflexões oportunas sobre as melhores evidências na prática pediátrica e análises aprofundadas de indicadores de saúde.

Em tempos em que as informações circulam de maneira rápida e muitas vezes sem a devida curadoria científica, a produção e a publicação em periódicos especializados assumem papel ainda mais relevante. O compromisso do corpo editorial da Revista de Pediatria SOPERJ permanece sendo a disseminação de conteúdos com rigor científico, atualizados e relevantes para os profissionais da área. Em parceria com a Diretoria de Publicações, nossa Revista será também um ponto de encontro de práticas inovadoras, criando um ambiente acadêmico dinâmico, no qual o conhecimento é compartilhado de maneira integrada.

Aproveito a oportunidade para convidar a todos para o XVI CONSOPERJ, que acontecerá ao final de julho deste ano, e que já traz nesta edição formatos inovadores com vivências mais interativas, novas modalidades de apresentação de casos clínicos, atividades itinerantes e muito mais.

Gostaria de finalizar agradecendo especialmente à Profa. Dra. Clarisse Pereira Dias Drumond Fortes, pelo trabalho de excelência realizado à frente do corpo editorial que está encerrando suas atividades. Tenho a certeza de que a Profa. Dra. Fernanda Pinto Mariz e os novos colaboradores trarão ainda mais dinamismo para o aprimoramento constante deste importante periódico, disponibilizando a rica produção técnica dos nossos Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho, diferencial notório da SOPERJ.

Somos passageiros, mas temos total convicção de que a Diretoria que ora toma posse reúne características diferenciadas para o alcance de nossos objetivos. Estamos juntos neste recomeço de jornada.

Sejam todos bem-vindos, e obrigada pela confiança.

 

Profa. Dra. Anna Tereza Miranda Soares de Moura

Presidente eleita SOPERJ

Gestão 2025-2027