Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 8(2) - Outubro 2007

Editorial

Editorial

 

Maria de Fátima Goulart Coutinho

 

A Revista de Pediatria SOPERJ esta se aproximando de uma nova fase, às vésperas de mudanças na sua editoria. O processo eleitoral está em curso e dentro em breve teremos novo editor que sem dúvida contribuirá para o aperfeiçoamento do periódico: trará novas idéias e poderá manter as iniciativas que foram exitosas nos últimos anos. A Revista sofreu modificações ao longo do tempo e hoje, além dos artigos de revisão que foram o objeto de sua reestruturação em 2004, publica também casos clínicos e resumos de dissertações e teses. Reflete o interesse por uma atualização rápida do pediatra, com temas que buscam oferecer-lhe conteúdo concentrado e de fácil leitura.

Esta não é uma revista para o autor e sim, uma revista para o leitor. Assim, atendendo a uma disposição legal e almejando o processo de educação médica permanente, o leitor poderá fazer o teste ao final de cada número que pontua para seu currículo profissional. A SOPERJ entende que o pediatra cada vez mais é um profissional vocacionado que a par das dificuldades de mercado hoje existentes, dedica-se aos pacientes intensamente e necessita de constante estímulo na sua carreira. A Revista também pensa assim. Só posso dizer que agradeço a honra ter sido seu editor nos últimos quatro anos e a ela estar ligado desde 1991 quando ainda era o Arquivos Brasileiros de Pediatria. Meus votos de sucesso ao novo Editor.

Clemax Couto Sant' Anna

 

O número atual de Revista de Pediatria da SOPERJ evidencia a importância do investimento na pesquisa quando apresenta uma série histórica de hipoplasia pulmonar e a possibilidade que o avanço tecnológico trouxe em seu diagnóstico pré-natal. Discute a adequação de uso dos recursos no Refluxo Gastroesofágico e a importância da abordagem integral e específica do paciente pediátrico, minimizando conseqüências desastrosas que experiências violentas podem geram para os resto de nossas vidas. Traz vivências de prematuridade quando aborda aspectos respiratórios, mas também na vivência familiar.

No entanto, esse número da Revista de Pediatria da SOPERJ traz muito mais, pois a SOPERJ se prepara para mais uma mudança. Renovar é importante e muito saudável e, a consciência dessa necessidade permite que um editor de reconhecido brilho e ligado a esta publicação há mais de dez anos, dê oportunidade a que seus alunos continuem sua obra, possibilitando o desenvolvimento de uma escola editorial capaz de, sem perder de vista a reestruturação pela qual a Revista de Pediatria da SOPERJ passou nas mãos do Professor Clemax Sant'Anna, mantenha- se de forma a atender às necessidades de atualização do pediatra.

A preocupação de assegurar o rigor científico, mantendo um conteúdo objetivo e agradável, construiu uma publicação que a cada dia desperta maior interesse do pediatra.

Contemplar a necessidade da pontuação para a recertificação profissional, facilitando o processo de educação continuada e permanente da Pediatria, foi outra preocupação do conselho editorial que exigirá um cuidado especial.

O próximo editor teria uma missão muito difícil não fosse a segurança de contar com a colaboração de seu antecessor, cujo olhar por integração e estímulo a pesquisa em saúde da criança e do adolescente, aqui se explicita pela incansável busca pela publicação de dissertações e teses, mas, que não para por aí. Continua na construção do próximo Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente, cuja realização se fará, pela primeira vez no Estado do Rio de Janeiro, em setembro de 2008 e, que mostra que este desejo de fomentar a pesquisa ultrapassa os limites de nossa Revista.

A realização desse congresso no Rio de Janeiro traz o desafio de construir mais um evento de grandes proporções que, por suas características especiais e, pela inovação da localização, tem uma responsabilidade ainda maior; exige um esforço redobrado para estimular e acolher a produção científica, sem o que não conseguimos dar visibilidade à importância do investimento na área de saúde da criança e do adolescente, uma vez que, apesar do conhecimento de que este investimento pode proporcionar melhores condições de saúde para o adulto, pouco se tem investido.

Mais uma vez, a SOPERJ busca integrar, envolvendo todos os Cursos de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro na construção de um encontro que, além do estímulo à produção científica, traga a possibilidade de discutir a qualificação do ensino, oportunizando o intercâmbio necessário para um olhar que contemple as diferentes realidades brasileiras da formação em saúde.

O próximo número de nossa Revista mostrará que, embora haja mudanças e, com elas, sempre existam inovações, as diferentes equipes editoriais que aqui se sucedem procuram manter-se fiel à tradição da Revista, mantendo contribuições que refletem diferentes aspectos das realidades locais, sem perder de vista sua vinculação com os contextos mais amplos, sem abrir mão de atender às necessidades de atualização e de integração.

Obrigada, Professor Clemax!

Maria de Fátima Goulart Coutinho
Presidente da SOPERJ