A busca para o autor ou coautor encontrou: 1 resultado(s)
Marcela Moraes Oliveira; Caroline Oliveira Soares; Giuseppe Carmine Pastura; Cecilia Novelli Mendes; Ruth FIszon Zagarodny; Clara Perini Fiorot; Taynara Martins Montalvão; Sarah Azevedo Andrade; Felippe Souza Oliveira; Guilherme Sant'Anna Lira; Beatriz Oliveira Duarte
Revista de Pediatria SOPERJ - V.23, Nº2, p1-7, Junho 2023
ResumoINTRODUÇÃO: No contexto da pandemia da Covid-19, as ligas acadêmicas assumiram um novo papel na formação do conhecimento mediante à promoção de atividades online e do contato interpessoal, por meio de reuniões periódicas via internet que abordam temas relevantes no âmbito de inserção da Liga.
OBJETIVO: O estudo atual visa analisar a eficácia das atividades remotas promovidas pelas Ligas Acadêmicas na formação de conhecimento durante a época de pandemia por SARS-CoV-2 e isolamento social.
MÉTODOS: Aplicação de questionários virtuais a alunos de graduação que participaram das aulas online promovidas pela Liga Acadêmica de Pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LAPed-UFRJ) no segundo semestre de 2020. Desta forma, foi avaliada a contribuição das aulas para o processo de aprendizagem dos alunos por meio da conferência do número de acertos às mesmas questões, antes e após o contato com os temas ofertados pela LAPed-UFRJ. A pesquisa foi realizada em 3 dias distintos e contou com a participação de 101 graduandos. Como critério de inclusão era necessário que os participantes, obrigatoriamente, pertencessem a algum curso de graduação na área da saúde.
RESULTADOS: Os resultados demonstram que o número de acertos a questões aumenta após a participação das aulas promovidas pela liga.
CONCLUSÃO: As Ligas Acadêmicas assumem grande relevância no processo de ensino e aprendizagem do corpo discente, além de permitir a troca de experiências e vivências a partir da abordagem de temas que não seriam oferecidos aos ligantes em seus respectivos cursos de graduação.
Palavras-chave: Educação. Pediatria. Estudantes