Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 16(supl 1)(3) -  2016

Segurança da Criança e do Adolescente

PROLAPSO DE URETRA EM PRÉ-PÚBERE: RELATO DE CASO E DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL

 

ANA LUCIA FERREIRA (UFRJ); NATHANE SANTANNA FELIX (UFRJ); FERNANDA PINTO MARIZ (UFRJ)

 

P-181

INTRODUÇÃO: Muitas vezes o pediatra é o primeiro a ter contato com crianças que apresentam quadros clínicos que podem decorrer de acidentes, violência ou patologias, sendo importante que saiba conduzir adequadamente a situação. As principais causas de sangramento urogenital em crianças são infecciosas, porém deve-se levar em consideração os diagnósticos diferenciais como outras patologias, presença de corpo estranho, trauma e abuso sexual.
OBJETIVO: Relatar e discutir um caso de sangramento vaginal por prolapso de uretra no qual foi levantada a suspeita de abuso sexual.
METODOLOGIA: Relato de caso retrospectivo por meio de coleta de dados em prontuário de uma paciente atendida em hospital universitário pediátrico.
RELATO DO CASO: Criança de 2 anos e 11 meses de idade, sexo feminino, com suspeita de abuso sexual levantada pelos pais. Pré-escolar apresentou início súbito de sangramento vaginal intenso após um período de tempo em que esteve brincando em área externa ao domicílio, sem supervisão. Ao primeiro atendimento suspeitou-se de abuso sexual devido à grande monta do sangramento e às circunstâncias relacionadas ao início dos sintomas. Entretanto, no atendimento ginecológico foi diagnosticado prolapso de uretra e afastada a hipótese de abuso sexual, sendo a paciente submetida a intervenção cirúrgica com resolução do quadro.
CONCLUSÃO: O abuso sexual deve ser sempre cogitado em pacientes com sangramentos urogenitais, entretanto, este caso ilustra a importância de considerar outros diagnósticos diferenciais. A identificação do prolapso de uretra nesta paciente possibilitou não só a resolução do quadro, como também a tranquilização dos familiares quanto à suspeita de abuso.