Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 16(supl 1)(3) -  2016

Outras

ELETROACUPUNTURA: VIABILIDADE DE TRATAMENTO PARA Â?ODOR DO CRESCIMENTOÂ??

 

WILSON SALGADO JUNIOR (IPGU)

 

P-136

INTRODUÇÃO: Queixas de dores inespecíficas em membros inferiores ocorrem frequentemente na consulta pediátrica (4%-50% em diversos estudos). Avaliar-se-á a eficácia da eletromagnetoacupuntura neste quadro clínico. Esta técnica atua em quadros átendineomusculares, com correntes elétricas na faixa de microvolts, sem o uso de agulhas.
METODOLOGIA: Por ser diagnóstico de exclusão, foram selecionados pacientes de 3 a 12 anos com quadros de dores inespecíficas em membros inferiores já submetidos a avaliação ortopédica e exames complementares para descartar doenças reumáticas e ortopédicas. Além disso, como critério de inclusão no protocolo, precisava que o quadro áco fosse referido mais de duas vezes por semana no período mínimo dos últimos 3 meses. A pesquisa ocorreu de março a maio de 2016. Foram obtidos 7 pacientes que preencheram os critérios e os responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Destes, um foi excluído, pois queixava dor mesmo com o aparelho desligado (medo). Cada paciente foi submetido a cinco sessões (semanais). Utilizando-se critérios da Medicina Tradicional Chinesa as seguintes duplas de pontos de acupuntura foram escolhifoi feita a aplicação por 3 minutos nos membros inferiores direito e esquerdo.
RESULTADOS: Houve 100% de eficácia da técnica aplicada. Trás pacientes (50%) não apresentaram dores em nenhum momento após a primeira sessão. Dois pacientes (33,33%) referiram dores uma vez e somente após a primeira sessão. O último paciente apresentou um episódio de dor (igual intensidade de antes) entre a segunda e a terceira sessões e outro, bem mais leve, entre a terceira e a quarta sessões.
CONCLUSÃO: O método mostrou-se eficaz e trouxe qualidade de vida aos pacientes pelo controlcisa ser aumentado para comprovação terapêutica. O acompanhamento após tratamento também deve ser realizado para determinar se há quadros de recidivas.