Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 16(supl 1)(3) -  2016

Endocrinologia

PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM OBESIDADE INFANTIL NO PROJETO APOIO

 

MAYARA DE LIMA MOREIRA (UERJ); RAYANE SENRA (UERJ); MICHELE MEDEIROS (UERJ); ISABEL REY MADEIRA (UERJ); VERA LUCIA HERNANDES DE OLIVEIRA (UERJ); CANDIDA MIRIAN DE VASCONCELOS SANTOS (UERJ); CECILIA LACROIX (UERJ); FERNANDA MUSSI GAZOLLA (UERJ)

 

P-059

OBJETIVO: A presença da obesidade e da síndrome metabólica desde a infância tem gerado muitas demandas atualmente. Assim, o Projeto Ambulatório de Pesquisa em Obesidade Infantil (APOIO) do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ) insere o estudante de medicina no processo de abordagem clínica multidisciplinar de observação e intervenção e educação em saúde em um grupo de crianças em acompanhamento ambulatorial. São desenvolvidas ações lúdicas e interativas com o público, visando fortalecer a articulação da teoria com a prática, enfatizando a promoção, a prevenção e a reabilitação em saúde.
MÉTODO: Tendo como cenários práticos o Ambulatório de Pediatria e o APOIO, e como público alvo crianças que frequentam tais ambulatórios e seus familiares, há a elaboração de atividades de educação em saúde em sala de espera com a participação de médicos, nutricionistas, residentes em pediatria e brinquedistas do 'BrinQSaúde' e os bolsistas, envolvendo atividades lúdicas e discussões sobre estilo de vida saudável e obesidade infantil, jogos que enfatizam atividade física, a montagem da pirâmide alimentar, o preparo e degustação de alimentos saudáveis.
RESULTADOS: Proporcionou uma nova forma de promover a educação em saúde de modo interativo e divertido na sala de espera dos ambulatórios. As crianças e responsáveis, durante a atividade mostram-se participativos e interessados a aprender. Após a realização da atividade, os participantes costumam relatar mudanças de comportamento alimentar e estilo de vida.
CONCLUSÃO: A atividade do projeto APOIO tem sido positiva para a comunidade, servindo o projeto como um espaço para esclarecimento de dúvidas e para trocas de saberes sobre estilo de vida saudável, sendo de alta qualidade devido a sua multidisciplinaridade, incentivando a mudança de hábitos alimentares e prática de atividade física. A metodologia da atividade faz com que haja uma maior receptividade com relação às orientações dadas e consolidação do saber.