Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 16(supl 1)(3) -  2016

Cardiologia

COARCTAÇÃO DE AORTA NO ADOLESCENTE

 

SAMIRA GUENEM DA FONSECA MAGALHAES (HOSPITAL ESCOLA LUIZ GIUSEFFI JANNUZZI); JOSÉ RAPHAEL BIGONHA RUFFATO (HOSPITAL ESCOLA LUIZ GIUSEFFI JANNUZZI); HELENA ROZA MENDES DA SILVA (UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA); LAIS BARROS DE AQUINO FERREIRA (HOSPITAL ESCOLA LUIZ GIUSEFFI JANNUZZI); MARIANA DO VALE BISSOLI (HOSPITAL ESCOLA LUIZ GIUSEFFI JANNUZZI); FABIOLA KERCKHOFF (HOSPITAL ESCOLA LUIZ GIUSEFFI JANNUZZI)

 

P-022

INTRODUÇÃO: Patologia comum da infância, a coarctação da aorta quando em adolescentes está relacionada à hipertensão arterial secundária.
RELATO DE CASO: Neste trabalho será apresentado um caso clínico de um paciente 13 anos, sexo masculino, que foi encaminhado ao ambulatório de cardiologia pediátrica do Hospital Escola Luiz Gioseffi Januzzi em Valença, RJ, para investigação de hipertensão arterial, onde, após realização de anamnese, exame físico, laboratorial e de imagem, foi confirmado o diagnóstico de coarctação da aorta tendo como principal sintoma a hipertensão arterial sistêmica.
DISCUSSÃO: Após revisão bibliográfica conclui-se que a coarctação da aorta possui alta prevalência, predileção ao sexo masculino, suas manifestações clinicas são diversas, podendo ou não haver hipertensão em membros superiores. Sintomas e gravidade são intimamente ligados à sua topografia, faixa etária e classificação. O diagnóstico é basicamente clínico. Os exames de imagem além de auxiliarem no diagnostico são necessários para determinação da topografia da obstrução bem como sua extensão ajudando na definição da melhor estratégia terapêutica. Existem várias técnicas, porém ainda sem sua "técnica ideal" definida, e, sabendo que a cirurgia não é garantia de cura de todos os sintomas. As cirurgias realizadas com sucesso conferem bom prognóstico aos pacientes tratados. Constata-se que o adolescente com coarctação da aorta carece muito de ajuda e deve ser tratado o mais precoce possível. De certa forma os medicamentos usados são utilizados como estratégia para diminuir a hipertensão arterial. O que se conclui através dos estudos, aplicando as melhores técnicas, o sucesso para o tratamento será eficaz.
CONCLUSÃO: Este estudo teve como objetivo fazer uma revisão bibliográfica sobre a coarctação da aorta bem como apresentação de caso clinico de manifestação atípica da doença, mostrando a importância de uma investigação detalhada para obtenção do diagnóstico correto e tratamento adequado para o paciente.