Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 16(supl 1)(3) -  2016

Alergia e Imunologia

PERFIL DE SENSIBILIZAÇÃO AOS ALÉRGENOS ALIMENTARES NOS PORTADORES DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

 

ADERBAL SABRA (UNIGRANRIO); LUCIANA CORSINI (UNIGRANRIO); JOAO NEMER (UNIGRANRIO); ADERBAL SABRA FILHO (UNIGRANRIO); ALESSANDRA SABRA (IOWA UNIVERSITY); SELMA SABRA (UNIGRANRIO)

 

P-008

OBJETIVO: Em 100% dos pacientes com Transtorno do Espectro Autista atendidos no Serviço de Gastroenterologia e Alergia Alimentar foi feito o diagnóstico de alergia alimentar (AA). O objetivo deste trabalho é avaliar o perfil de sensibilização no "skin prick test" aos mais frequentes antígenos alimentares nos pacientes portadores do transtorno do espectro autista (TEA) com AA.
MÉTODO: Foram incluídos neste trabalho todos os pacientes com diagnóstico prévio de TEA e AA. O diagnóstico da AA foi feito através do Escore para o Diagnóstico de AA, publicado no Journal of Food Allergy, do exame físico minucioso focado na identificação do acometimento multissistêmico, investigação laboratorial que identifica a mediação imune e do prick test para 83 antígenos alimentares, considerando que neste grupo de pacientes prevaleceu a mediação imunológica por IgE. Coletamos as informações através da revisão dos prontuários, caracterizando este estudo como transversal retrospectivo.
RESULTADOS: Dos 121 pacientes incluídos neste trabalho, 88 já haviam realizado o" prick test "até a data do presente estudo. O leite de vaca é o antígeno com maior frequência de sensibilização, presente em (95%) dos casos. Em segundo lugar os antígenos do ovo (57%), seguidos por carne de boi (50%), trigo (50%), frango (47%) e soja (47%) nessa ordem. Observa-se nesta amostra que, apesar dos alimentos descritos apresentarem uma maior frequência de sensibilização, 887 puncturas dos testes ainda estão positivos para outros antígenos alimentares.
CONCLUSÃO: Todos os pacientes envolvidos nesta pesquisa já tinham diagnóstico prévio de TEA e confirmou-se em 100% o diagnóstico da prevalência da AA mediada por IgE. Desta forma, o padrão-ouro para a investigação do alérgeno alimentar é o teste cutâneo, que direciona a dieta individualizada e a exclusão do antígeno alimentar envolvido.