Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 16(supl 1)(3) -  2016

Alergia e Imunologia

ESOFAGITE EOSINOFÍLICA ASS0CIADA À ALERGIA AO LEITE DE VACA: RELATO DE CASO

 

PRISCILLA FILIPPO ALVIM DE MINAS SANTOS (HOSPITAL MUNICIPAL JESUS); BRUNA PIASSI GUAITOLINI (HOSPITAL CENTRAL DO EXÉRCITO)

 

P-006

INTRODUÇÃO: Esofagite eosinofílica é uma doença inflamatória crônica caracterizada por um infiltrado de eosinófilos no esôfago. O papel da alergia no processo ainda não está bem estabelecido, porém a melhora ou resolução do processo com a dieta de exclusão alimentar indica um papel da alergia alimentar em alguns pacientes.
DESCRIÇÃO DO CASO: M.A.F.S, masculino, aos 3 meses iniciou vômitos e dor abdominal, diagnosticado como refluxo gastroesofágico. Evoluiu com epigastralgia, pirose e alteração pôndero-estatural. Aos 7 anos apresentou engasgos e impactação com alimentos líquidos. Endoscopia digestiva alta (EDA) com biópsia que evidenciou mais de 20 eosinófilos por campo no esôfago. Solicitada IgE específica, positiva para leite de vaca. Instituído tratamento com bloqueador de ácidos, fluticasona inalatória e dieta isenta de leite de vaca. Assintomático após 2 meses. Descontinuou o tratamento. Aos 10 anos apresentou vômitos, epigastralgia, disfagia, urticária e angioedema após reintroduzir leite de vaca. EDA: esofagite eosinofílica, gastrite e bulbite erosiva, úlcera bulbar. Reiniciado o tratamento. Assintomático aos 12 anos, EDA e SEED normais. Aos 17 anos, assintomático em uso de bloqueador de ácidos e dieta de exclusão de leite de vaca. Mantém IgE específica para leite de vaca classe 3, IgE esp. caseína classe 2.
DISCUSSÃO: O paciente foi tratado inicialmente como refluxo gastroesofágico. Apenas quando apresentou impactação alimentar no esôfago foi pensada a hipótese de esofagite eosinofílica e alergia alimentar. A introdução da terapia adequada controlou os sintomas. Após a melhora clínica, com a falha de adesão da família, os sintomas retornaram. Isso demonstra que a adesão é essencial para o sucesso terapêutico.
CONCLUSÃO: A esofagite eosinofílica deve ser lembrada quando a terapia com bloqueadores de ácidos falha no controle dos sintomas. Após o diagnóstico de esofagite eosinofílica associada à alergia à proteína do leite de vaca, com dieta de exclusão e tratamento adequado, o paciente apresentou-se assintomático