Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 16(supl 1)(3) -  2016

Aleitamento Materno

ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO EM LACTENTE COM SÍNDROME DE DOWN: RELATO DE CASO

 

PAULA MOTA VIEITAS (IFF); JANAINA GABRIELLA PEREIRA ALVES (IFF); JULIANA SANTIAGO DIAS (IFF); ALICE PAES ROSADO COSTA (IFF); GABRIEL DEVEZA GOMES (IFF); ISABELA RAIMUNDO PARANHOS (IFF); CAMILA VASQUEZ PENEDO (IFF); ANA CAROLINA DE ALMEIDA MACEDO (IFF); GABRIELLA ALVES HUBER MENDES (IFF); CAROLINA GUIMARAES CRESPO (IFF)

 

P-004

INTRODUÇÃO: A Síndrome de Down (SD) consiste na mais frequente anomalia cromossômica. Pacientes com SD apresentam alto risco de comorbidades, com impacto negativo na qualidade de vida e elevada taxa de hospitalização precoce. Assim, hábitos alimentares saudáveis devem ser encorajados desde o nascimento, destacando-se, o aleitamento materno exclusivo (AME). Poucos são os estudos que abordam o AME nesses lactentes e dados como frequência, fatores facilitadores e limitantes são escassos.
DESCRIÇÃO DO CASO: Trata-se de gemelar, nascido com 37 semanas e 5 dias, 2520 gramas (AIG). Permaneceu 29 dias internado, por dificuldade de sucção, ganho de peso e investigação de Síndrome Genética, com diagnóstico de Síndrome de Down. Alimentado inicialmente via copo e Sonda Naso-enteral, com leite materno ordenhado (LMO). Após estabelecida sucção, LMO em mamadeira e seio materno até a alta, continuando em aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade, com curvas de crescimento e peso adequadas. Principais dificuldades descritas pela nutriz em consultas no BLH: dificuldade de pega correta, tempo de internação prolongado do lactente e recebimento de dieta antes da chegada da nutriz.
DISCUSSÃO: As manifestações mais comuns da SD consistem em dismorfismos faciais, malformações congênitas e hipotonia muscular, que implicam em morbidade e hospitalização precoce. As vantagens do aleitamento materno são amplamente comprovadas na literatura. Porém, poucos são os estudos que abordam o tema e a maioria deles aponta como principais fatores limitantes a idade materna avançada, hospitalização precoce, dificuldades de sucção em função da hipotonia muscular e introdução precoce de fórmula infantil em função de baixo ganho de peso.
CONCLUSÃO: Relatos como este apontam que o aleitamento materno exclusivo em lactentes com SD é possível. Hospitalização precoce e hipotonia muscular constituem-se em fatores limitantes importantes e o apoio à nutriz no BLH se revela como fator encorajador fundamental ao sucesso do AME.