Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 16(supl 1)(3) -  2016

Aleitamento Materno

O DESMAME PRECOCE ASSOCIADO À INTRODUÇÃO DE ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA SAÚDE INFANTO-JUVENIL

 

LUCIANA DE SOUZA MOREIRA (UNIVERSIDADE ESTACIO DE SA)

 

P-003

INTRODUÇÃO: O aleitamento materno exclusivo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), deve ser preconizado até os seis meses de idade, com posterior inserção gradual de alimentação complementar. Entretanto, nos deparamos com o seguinte entrave: o desmame e a inserção precoce de alimentos complementares. Sabe-se da extrema importância da amamentação no que diz respeito à saúde infantil, reduzindo a morbimortalidade na primeira infância e a ocorrência de alergias/atopias, bem como promoção de nutrição adequada.
OBJETIVO: Diante das repercussões a curto e longo prazo do desmame precoce e da inserção de alimentação complementar indevida, este estudo objetivou-se a uma revisão bibliográfica a fim de avaliar as possíveis consequências desses fatores na saúde infanto-juvenil.
METODOLOGIA DETALHADA: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura das bases de dados SciELO e LILACS, nos idiomas português e inglês, priorizados em publicações entre 2003 e 2016, com os descritores em português 'aleitamento materno", "diabetes", "obesidade", "desmame precoce", "alimentação complementar"; e os seguintes descritores em inglês: "breast feeding", 'obesity', "complementary feeding".
RESULTADOS: Diversos estudos evidenciaram a alta prevalência do desmame precoce no histórico de crianças e adolescentes portadores de diabetes mellitus tipo 1, com evidências sorológicas que demonstraram altas concentrações de anticorpos anti-albumina bovina entre esses, indicando que a exposição precoce ao leite de vaca pode ser um importante determinador do diabetes mellitus tipo 1. A utilização de alimentos artificiais, quando comparados ao leite materno, pode levar a uma maior ingesta alimentar, predispondo, portanto à obesidade. A literatura aponta que haja uma correlação inversa significativa entre perímetro da cintura e tempo de amamentação.
CONCLUSÃO: Como forma de prevenção do diabetes mellitus tipo 1, assim como a obesidade e outras comorbidades, sugere-se, portanto a amamentação materna exclusiva por pelo menos 6 meses, evitando a introdução precoce de alimentação complementar. A promoção da saúde através do aleitamento materno é primordial para o desenvolvimento infanto-juvenil.