Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 16(supl 1)(3) -  2016

Adolescência

ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE - DOS CONCEITOS À REALIDADE

 

RACHEL NISKIER SANCHEZ (INSTITUTO NACIONAL DE SAUDE DA MULHER, CRIANÇA E ADOLESCENTE FERNANDES FIGUEIRA/FIOCRUZ - IFF/FIOCRU); OLGA MARIA BASTOS (IFF/FIOCRUZ)

 

P-001

OBJETIVO: Promover a reflexão sobre a sexualidade na adolescência para a sua vivência saudável, assim como acompanhar os adventos da prática sexual sem proteção.
MÉTODO: As adolescentes provenientes dos ambulatórios de ginecologia infantopuberal, pré-natal e de puericultura (onde são atendidas as crianças de até 1 ano de idade nascidas nesta Unidade de Saúde), participam de grupos semanais, com metodologia participativa.
RESULTADOS: Número total de atendimentos realizados nos primeiros 12 meses, a partir de janeiro de 2013, a saber: Ginecologia 224, Puericultura 261 e Serviço Social 206. Comunicações telefônicas para adolescentes e familiares a fim de garantir o efetivo acompanhamento de seus bebês 158. Grupos: 37, com média de 8 adolescentes por grupo, maioria meninas.
CONCLUSÕES: Constatada a desinformação das adolescentes e de seus namorados e/ou companheiros quanto aos aspectos da gestação, evidenciando a desarticulação dos diversos setores. As adolescentes grávidas e não grávidas demonstram desconhecimento do próprio corpo e suas naturais manifestações biológicas e emocionais.
PROPOSTA: Promover a efetiva articulação com a família, as escolas e incentivar a participação dos adolescentes e jovens nas práticas pedagógicas e sociais afim de reduzir os efeitos indesejáveis da prática sexual sem proteção.