Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 16(1) - Fevereiro 2016

Mensagem

Mensagem

 

Anna Tereza Miranda Soares de Moura

 

Caros Pediatras,

O corpo editorial da Revista de Pediatria SOPERJ apresenta mais um número, com sete artigos abarcando temas diversos e de interesse ao pediatra geral. As experiências são compartilhadas em diferentes formatos: um resumo de tese, dois artigos originais e quatro relatos de caso trazendo reflexões sobre assuntos atuais.

Os problemas de saúde que afetam a população pediátrica vêm se modificando com ênfase cada vez maior para as doenças crônicas e agravos não transmissíveis, com necessidade de construção de linhas de cuidado para abordagem ampliada das demandas da criança, dos adolescentes e de suas famílias. A Revista apresenta artigos sobre síndrome metabólica, Diabetes Mellitus tipo I, apresentação de casos raros de tuberculose, violência familiar em portadores de doenças crônicas, resistência antibiótica, sem perder de vista a importância da promoção da saúde infantil em unidades básicas de saúde e da prática de esportes.

Nosso editorial traz uma profunda reflexão sobre o valor da presença do pediatra geral na rede de atenção básica à saúde, garantindo o atendimento de qualidade às crianças e adolescentes na rede. O editorial aborda ainda aspectos relacionados à legislação que regulamenta o atendimento em consultas pediátricas, preocupações permanentes da Diretoria da SOPERJ, atual e passada.

Durante a última gestão da SOPERJ foi possível avançar na qualidade do nosso periódico e o aumento de artigos submetidos para publicação garantirá maior periodicidade de publicações em 2016. Começamos este ano com uma nova Diretoria, que permanece com a intenção de fornecer ferramentas para a educação continuada ao pediatra, sendo a Revista de Pediatria SOPERJ uma importante ferramenta para sua atualização.

Em tempos difíceis, de incertezas e espanto ainda temos motivo para comemorar. Parabéns à SOPERJ. Parabéns a nós pediatras que acreditamos no futuro.

Boa leitura a todos.

Profa. Dra. Anna Tereza Miranda Soares de Moura
Editora Chefe