Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 15(supl 1)(2) - Março 2015

Trabalho Original

Motivos de Desmame Precoce ao Aleitamento Materno Exclusivo

 

SILVA, W.S.Q.; Lima, G.M.

Escola de Medicina Souza Marques (FTESM)

 

Resumo

INTRODUÇÃO: Devem-se encorajar mães a amamentar seus filhos exclusivamente ao seio (SME) até pelo menos 6 meses.
OBJETIVO: Identificar motivos relacionados à interrupção do período de amamentação exclusiva ao seio na amostra estudada.
MATERIAL E MÉTODO: Estudo descritivo, transversal. Foram realizadas entrevistas com 85 mães da Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro, concordantes com a pesquisa e enquadraram no critério de inclusão estabelecido. Utilizou-se um questionário que foi preenchido pelos pesquisadores diante das entrevistadas em busca dos motivos revelados, para não amamentar seu filho por, no mínimo, 6 meses. Observou-se correlacionar caracteristicas prevalentes desse com o grupo que manteve o SME por 6 meses.
RESULTADOS: Os principais motivos alegados para o desmame precoce foram: considerar o leite materno insuficiente para sustentar o filho (44% - 20 mães); doença ou condição incapacitante da mãe, incluindo abuso de drogas, (16% - 7 mães); doença ou condição incapacitante do filho (13% - 6 mães); recusa do filho e trabalho (ambos 11% - 10 mães) e outros motivos (5% - 2 mães). Na correlação com o grupo de 40 entrevistadas que mantiveram o SME por 6 meses, os resultados estatisticamente significativos com p < 0,05 foram: idade materna < 25 anos; e menos de 7 anos de estudo para SME prevalente. Na correlação com as 45 com DP, os resultados estatisticamente significativos com p < 0,05 foram: menos de 4 filhos e renda inferior a 2 salários minimos.
CONCLUSÃO A alegação de "leite insuficiente ao seio" como principal motivo para suspender o SME,denota a necessidade de estratégias para conscientizá-las da inexistência de "leite fraco". Quanto menor a paridade e a renda familiar, maior foi o risco de desmame precoce. A escolaridade maior da mãe demonstrou tendência ao aleitamento exclusivo ao seio até 6 meses.

 

Responsável
GLAUCIA MACEDO DE LIMA