Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 15(supl 1)(2) - Março 2015

Trabalho Original

Sarampo: avaliação da cobertura vacinal em crianças de escola pública do município de Volta Redonda (RJ)

 

Câmara, G.N.P. A.; Medeiros, J.R.C.; Antunes, S.C.; Lancia, L.F.; Abrahao, N.M.

Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

 

Resumo

INTRODUÇÃO: O sarampo é considerado uma das doenças infecciosas mais contagiosas do mundo (MELLO, 2014). Está entre as cinco maiores causas de morte em menores de cinco anos (AMARAL, 2004), sendo uma doença passível de controle e até mesmo de erradicação através da vacinação (MELLO, 2014).
OBJETIVO: Analisar a cobertura vacinal da tríplice viral em crianças de dois a treze anos em uma escola pública do município de Volta Redonda-RJ.
MATERIAL E MÉTODO: Foi realizada uma caracterização da amostra e coleta de dados, através da caderneta de vacinação, referente à idade e situação vacinal da tríplice viral, de 243 crianças com idade entre dois e treze anos de idade. As amostras foram divididas em dois grupos, o primeiro abrangendo as crianças maiores de quatro anos, as quais deveriam ter tomado a primeira (D1) e segunda (D2) dose da tríplice viral, e o segundo as crianças menores de quatro e maiores de um ano, que deveriam ter tomado pelo menos a primeira dose da vacina.
RESULTADOS: Das crianças analisadas no primeiro grupo, a cobertura vacinal para D1 era de 97.8%, acima da faixa de 95% preconizada para a prevenção da doença; porém abaixo da taxa de cobertura do município no ano de 2013 que foi de 105,6%. A cobertura vacinal para D2 era de 90.1%, o que está abaixo do preconizado, porém acima da taxa de cobertura do município no ano de 2013 que foi de 72,19%.
CONCLUSÃO Conclui-se que para a amostra analisada no estudo, a cobertura vacinal para D1 foi dentro do recomendado pela OMS, porém ao analisarmos a cobertura para D2 a taxa ficou abaixo da recomendada.Quando analisamos a taxa de cobertura do município no ano de 2013 verificamos uma taxa de cobertura ainda menor, colocando as crianças desse grupo em situação de risco.

 

Responsável
LUCAS DO CARMO REIS