Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 15(supl 1)(2) - Março 2015

Relato de Caso

Relato de caso de sífilis congênita precoce sistêmica

 

Takano, O.A.; Nadaf, M.I.V.; Lima, L.; Zaitune, M.A.; Sandrin, C.E.O.G.; Torres, F.V.

Universidade de Cuiabá
Universidade Federal de Mato Grosso

 

Resumo

INTRODUÇÃO: A sífilis congênita (SC) é o resultado da disseminação do espiroqueta no feto, via placentária, da gestante infectada não-tratada, ou inadequadamente tratada para o seu concepto.
OBJETIVO: Descrever sinais e sintomas de um caso precoce de SC.
MATERIAL E MÉTODO: Tercigesta, 21 anos, com partos normais e saudáveis, realizou 7 consultas de pré-natal, sorologias com 28 semanas demonstrando VDRL positivo com titulação de 1/8. No parto foi realizado teste rápido de HIV que apresentou não reagente não e VDRL materno de 1:64, sem tratamento prévio. O RN com VDRL no sangue periférico de 1/64. O pré- termo foi de 36 semanas e 5 dias, parto normal, APGAR 7 e 8, Peso de nascimento: 2.135 g, comprimento: 43 cm, Perímetro Cefálico: 30 cm, perímetro torácico: 28 cm e perímetro abdominal: 29 cm. Palidez cutâneo-mucosa, cianose de extremidades, petéquias em face e tronco, sufusões hemorrágicas em transição de palato duro e mole, sem outros sangramentos evidentes, hepatimetria de 9 cm e baço a 4 cm do rebordo costal esquerdo. Genitália feminina com lesão de aspecto granuloso, consistência firme. Recebeu suporte intensivo neonatal e tratamento com penicilina cristalina. Apresentou hipoglicemia sintomática, hemorragia digestiva alta e cor anêmico. O exames revelaram anemia, leucocitose com predomínio de linfócitos, presença de atipia e plaquetopenia severa e proteína Creativa aumentada. Com 28 dias de vida VDRL sangue periférico 1/4 negativo no líquor.
RESULTADOS: Na SC precoce sintomática as lesões de pele com sufusões hemorrágicas variadas, descamação palmo plantar e condiloma plano peri orificial são comumente descritas, bem como a hepatomegalia isolada ou associada a esplenomegalia, a prematuridade e o baixo peso.
CONCLUSÃO A soroprevalência de Treponema pallidum entre as gestantes brasileiras é elevada, sendo a implementação de realização da testagem por ocasião do parto imperiosa na detecção de casos não abordados durante o pré-natal.

 

Responsável
KALLYNA BARBOSA RACOSKI