Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 14(1) - Outubro 2013

Artigos de Revisao

Uso do copinho e da mamadeira nas unidades neonatais em recém-nascidos pré-termo

Cup and bottle feeding in neonatal units in newborn preterm infants

 

Michele Silva Nunes1; Adriana Duarte Rocha2; Sabrina Lopes Lucena3; Maria Elisabeth Lopes Moreira4

1. Estudante (Bolsista de Iniciaçao Cientifica) Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira / Fiocruz
2. Doutorado (Pesquisadora Visitante) Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira / Fiocruz
3. Mestrado (Aluna de Doutorado) Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira / Fiocruz
4. Doutorado (Pesquisadora e Coordenadora da Unidade de Pesquisa Clínica do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira) Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira / Fiocruz

 

Endereço para correspondência:

Rua Jupira, 54 / 302 - Botafogo
Rio de Janeiro - CEP 22260150

Faperj

 

Resumo

O presente trabalho apresenta, através de revisão de literatura, algumas informações sobre o uso do copinho e da mamadeira em recémnascidos prétermo. Objetivamos buscar nas bases eletrônicas de dados LILACS, MEDLINE, SCIELO, utilizando os termos mamadeira, prétermo, alimentação artificial, copinho, evidências cientificas sobre o uso do copinho e da mamadeira nas unidades neonatais em recémnascidos prétermo. Utilizamos artigos entre 1990 e 2012. Foram procurados todos os artigos que se referiam ao uso do copinho e da mamadeira em recémnascidos prétermo. Teses, livros e capítulos de livros foram excluídos. Tal estudo tornase importante uma vez que ainda há muitas dúvidas sobre a melhor forma de oferecer a alimentação suplementar aos recémnascidos prétermo.

Palavras-chave: Mamadeira, Prematuro, Alimentaçao artificial


Abstract

The following work present, through a literature review, some information about cup feeding and bottle feeding use in preterm infants. This study is important since has many doubts about the best way to offer supplemental feeding to preterm infants. It was going accomplished the bibliographical rising in the LILACS, MEDLINE and SCIELLO databases, using the terms feeding, preterm, artificial feeding, cup, scientific evidence about cup feeding and bottle feeding in neonatal units in newborn preterm. We use articles between 1990 and 2012. We searched all articles that referred to cup feeding and bottle feeding in preterm and fullterm. Theses, books and book chapters were excluded. This study is important since there are still many questions about how best to provide supplementary feeding to newborn preterm.

Keywords: Bottle feeding, Infants, Feeding methods

 

INTRODUÇÃO

Não há mais dúvidas quanto à importância do aleitamento materno para todo e qualquer recém-nascido. Mas apesar de todo o conhecimento acerca dos benefícios do aleitamento, as taxas de amamentação ainda são baixas, em especial quando se trata de recém-nascidos pré-termo (Junior e Martinez, 2007).

Várias estratégias foram implementadas em benefício da amamentação com sucesso. Uma delas é a "Iniciativa Hospital Amigo da Criança", que tomou por base os ditames dos "Dez passos para o sucesso do aleitamento materno" (WHO/UNICEF, 1989), Dentre os quais está o 9° passo que contra-indica o uso de bicos artificiais.

Esta contra-indicação do uso de bicos e mamadeiras foi utilizada para alimentar recém-nascidos com deformidades oro-faciais, tais como fenda labial ou palatina (Freeden, 1948). Depois passou a ser utilizada em países em desenvolvimento para evitar a falta de higiene, enquanto que em paises desenvolvidos, foi para prevenir "confusão de bicos". (Lang, 1994, Musoke, 1990; Dowling et al, 2002).

A partir de então alguns autores publicaram artigos sobre o efeito do uso do copinho e da mamadeira buscando verificar a veracidade da teoria proposta.

A busca foi realizada nas bases de dados MEDLINE, LILACS, PUBMED e SCIELO de artigos entre 1990 e 2012. Foram procurados todos os artigos que se referiam ao uso do copinho e da mamadeira em recém-nascidos pré-termo. Teses, livros e capítulos de livros foram excluídos. Foram utilizadas as palavras chaves: copinho e mamadeira.

Dentre os estudos publicados comparando o uso de copinho e mamadeira somente 5 são ensaios controlados randomizados (projetos experimentais ou quase - experimentais), cegos ou não. Os estudos tentam determinar o efeito do uso do copinho e/ou da mamadeira na taxa de amamentação, saturação de oxigênio, tempo de internação e tempo utilizado para administração da dieta. (Mosley et al, 2001, Rocha et al 2002, Collins et al 2004, Gilks e Watkinson 2004, Abouelfettoh et al, 2008).

Embora não haja consenso na literatura sobre o assunto, muitos profissionais utilizam o copinho nas unidades neonatais. As meta-análises realizadas acerca do assunto apontaram como dificuldade para indicar o copinho ou a mamadeira falta de rigor metodológico dos estudos. O objetivo do presente trabalho é trazer à luz conhecimentos acerca do uso do copinho e da mamadeira em pré-termo.

 

ESTUDOS EM PRÉ-TERMO

Na literatura, encontramos cinco (5) ensaios clínicos comparando o uso da mamadeira com o copinho na alimentação de recém-nascidos pré-termo, abordando diferentes desfechos.

Mosley et al (2001) realizaram um ensaio clinico randomizado com 14 recém-nascidos saudáveis com idade gestacional de nascimento entre 30 e 37 semanas. O desfecho principal foi taxa de amamentação.

Rocha et al (2002) conduziram um ensaio clinico randomizado com 78 recém-nascidos saudáveis com idade gestacional de nascimento entre 32 e 36 semanas com peso de nascimento < 1700g. Os grupos foram randomizados por faixa de peso (500 a 999 / 1000 a 1499 / 1500 a 1699) e alocados para grupo copinho ou mamadeira. O desfecho principal foi taxa de amamentação. Os desfechos secundários foram ganho de peso, níveis de saturação de oxigênio.

Collins et al.(2004) efetuaram um ensaio clínico randomizado com 319 recém-nascidos pré-termo saudáveis com idade gestacional entre 23 e 33 semanas. Os recém nascidos foram randomizados para pertencer a um dos grupos: mamadeira com uso de chupeta, mamadeira sem uso de chupeta, copinho com uso de chupeta e copinho sem uso de chupeta. O desfecho principal foi taxa de aleitamento na alta e os desfechos secundários foram prevalência de amamentação aos 3 e 6 meses e tempo de hospitalização.

Gilks e Watkinson (2004) realizaram um ensaio clínico com 54 recém-nascidos pré-termo com idade gestacional de nascimento entre 30 e 35 5/7 semanas. Os grupos foram randomizados e alocados para grupo copinho ou mamadeira. O desfecho principal foi taxa de amamentação na alta..

Abouelfettoh et al (2008) conduziram um estudo quasi-experimentalcom 60 recém-nascidos pré-termo de idade gestacional de nascimento entre 34 e 37 semanas. A amostra foi de conveniência e não houve randomização. O desfecho principal foi taxa de amamentação seis semanas após a alta.

  • Efeito na taxa de aleitamento materno
  • Mosley et al (2001) não observaram diferenças estatísticas entre os grupos que utilizaram copinho ou mamadeira nas taxas de amamentação na alta (copinho = 65%, mamadeira = 75% , p = 0,594).

    Corroborando com o estudo descrito anteriormente, Rocha et al (2002) não observaram diferenças na taxa de amamentação na alta (79,4% grupo mamadeira e 81,8% grupo copinho) e com 3 meses (14,7% grupo mamadeira e 29,5% grupo copinho). Comparando os grupos aos 3 meses com a primeira visita ao follow-up, os autores observaram que aqueles que pertenciam ao grupo copinho mantiveram a amamentação em maior proporção que o grupo mamadeira (33,3% grupo mamadeira e 68,4% grupo copinho, p = 0,04). Entretanto, o tamanho da amostra era reduzido, o que não dava poder estatístico suficiente.

    De forma controversa, Collins et al(2004) observaram que o uso do copinho aumentou a chance do aleitamento materno exclusivo na alta em comparação ao grupo que utilizou mamadeira (p = 0,003). Entretanto não houve diferença entre os grupos aos 3 e 6 meses. O autor relata que é difícil recomendar o uso do copinho devido às dificuldades de aceitação da equipe de enfermagem e pais (56% dos recém-nascidos randomizados para o grupo copinho usaram mamadeira), As mães relataram que havia perda de leite com o uso do copinho e as crianças não ficavam satisfeitas.

    Gilks e Watkinson (2004) não observaram diferenças nas taxas de aleitamento entre os grupos.

    Abouelfettoh et al (2008) observaram que os recém-nascidos que receberam a dieta por copinho demonstraram comportamento de sucção significativamente mais maduro que aquelas que usaram mamadeira seis semanas após a alta (p<0,01) e tiveram uma maior proporção de alimentações ao seio uma semana após a alta (p = 0,03). Entretanto, das 60 mães participantes do estudo apenas 37 tiveram alguma experiência de amamentação durante a hospitalização.

    Em um estudo não comparativo entre os métodos e cujo desenho de estudo foi transversal, com 59 recém-nascidos pré-termo que usaram copinho durante a internação, Gupta et al(1999) observaram que 56% dos recém-nascidos receberam alta em aleitamento materno. Os 59 casos do estudo foram divididos em grupos por idade gestacional (28 a 30 semanas; 31 a 34 semanas; 35 a 37 semanas) e o grupo de menor idade gestacional foi o que menos se beneficiou do copinho (25,4% de aleitamento materno) e o que mais se beneficiou foi o grupo de maior idade gestacional (73%).

  • Efeito no ganho de peso
  • Em busca bibliográfica foi encontrado somente um artigo que reporta o desfecho ganho de peso (como desfecho secundário). Rocha et al (2002) não observou diferenças entre os grupos, entretanto, os autores não controlaram as variáveis intervenientes no ganho de peso, tais como, volume ingerido e ao tipo de leite ofertado.

  • Efeito nas Frequências Cardíaca e Respiratória e na Saturação de O2
  • Rocha et al (2002) não observaram diferença na média dos valores de saturação de O2. Porém, quando analisaram o número de episódios com valores menores que 85, verificaram que estes foram mais frequentes na mamadeira (35,5%) do que no copinho (13,6%). Entretanto, cabe ressaltar que os autores incluíram na amostra, recém-nascidos com diagnóstico de displasia broncopulmonar. Tal inclusão pode acarretar vieses nos resultados.

    Em outro estudo prospectivo crossover com 56 recém-nascido com idade gestacional menor ou igual a 34 semanas, Marinelli et al (2001) observaram aumento na frequência cardíaca e respiratória e diminuição da saturação de O2, tanto no grupo copinho quanto no grupo mamadeira quando comparados aos valores obtidos 10 (dez) minutos antes da dieta. Porém, a média de frequência cardíaca foi maior durante a mamadeira e houve mais episódios de queda na saturação na mamadeira (p=0,009 e 0,02 respectivamente) indicando maior estabilidade fisiológica durante o copinho.

    Freer (1999) em um estudo prospectivo com 20 recém-nascidos pré-termo com idade gestacional de nascimento entre 28 e 31 semanas observou menores valores de saturação de O2 durante a alimentação com o copinho e observou também que a média da frequência respiratória foi menor durante as "lambidas" quando comparado às pausas entre elas.

    Dowlling et al (2002), diante da escassez de estudos que abordassem a segurança durante alimentação por copinho, realizou um estudo não experimental com recém-nascidos de idade gestacional entre 30 e 37 semanas, analisando frequência respiratória, saturação de O2 e volume de leite ingerido no copinho. Os resultados do estudo corroboram com aqueles observados por Freer (1999), ou seja, os autores observaram que a frequência respiratória é maior no seio do que no copinho e durante as "lambidas" no copinho do que nas pausas entre elas. Observaram também que o menor valor de saturação de O2 durante as "lambidas" foi de 98% e durante as pausas 83%.

    Chen et al(2000) em um estudo transversal com 25 recém-nascidos pré-termo com peso de nascimento menor que 1800g comparando a mamadeira com o seio materno observaram que os valores de saturação de O2, frequências cardíaca e respiratória eram menores na mamadeira.

    Thoyre e Carlson (2003) também observaram queda na saturação de O2 em recém-nascidos pré-termo que usaram mamadeira em um estudo transversal.

  • Efeito no tempo de internação
  • Em busca bibliográfica foi encontrado somente um artigo que reporta o desfecho tempo de internação (como desfecho secundário). Collins et al (2004) observaram que o grupo que utilizou copinho teve tempo de internação em média de 11 dias maior que o grupo que recebeu mamadeira (p=0,01).

  • Efeito no tempo utilizado para administração da dieta
  • Nos ensaios clínicos realizado por Howard et al (1999) e Rocha et al (2002) ambos não observaram diferenças entre o copinho e a mamadeira neste desfecho.

    Em dois estudos prospectivos crossover os autores observaram que a dieta no copinho demanda mais tempo.(Marinelli 2001 e Aloysius 2007). Dowling (2002) observou que os recém-nascidos pré-termo levam em média 15,3 ± 3,9 min, sendo que o tempo entre o copinho ser oferecido até o recém-nascido iniciar os mecanismos orais para ingerir a dieta foi de 33,5 ± 1,5 segs.

  • Efeito na quantidade de volume de leite ingerido e perdido
  • Malhotra et al (1999) em um ensaio clínico com 100 recém-nascidos a termo e pré-termo, observaram maior quantidade de volume de leite desperdiçado quando utilizado o copinho em comparação com a mamadeira, especialmente em pré-termos. Ao analisar o volume de leite ingerido observaram que este foi maior no copinho quando comparado à mamadeira, no entanto este dado torna-se contestável uma vez que a técnica utilizada para oferecer o leite determina o quanto vai ser derramado na boca da criança, o que não acontece com a mamadeira onde o leite é extraído através da sucção.

    Aloysius e Hickson (2007) em estudos prospectivos crossover também observaram maior perda de leite durante a administração da dieta por copinho.

    Marinelli et al (2001) em um estudo croosover observou que o volume de leite ingerido durante o copinho é menor em comparação a mamadeira, no entanto eles não analisaram o volume perdido.

    Dowling (2002) em estudo não experimental observou que o volume e o fluxo de leite ingerido são pequenos (4.6 ± 3,2 ml) no copinho. Em seu estudo a perda de leite chegou a 38,5% da dieta.

  • Efeito nos Parâmetros temporais
  • Não foi encontrado nenhum ensaio clinico que aborde o desfecho parâmetros temporais de sucção / "lambidas".

    Dowlling et al (2002) observaram em estudo não experimental que no copinho a duração dos bursts das "lambidas" foi 8 vezes mais curto que a duração das pausas (3,6 ± 4,0 seg vs 28,1 ± 50,6 seg). Observou também que o número de "lambidas" por burst foi baixo com 84% dos bursts tinham menos que 3 "lambidas". O autor especula que o aumento da duração das "lambidas" pode levar a uma redução da respiração, e a explicação para as pausas longas é que os movimentos utilizados pelos recém-nascidos ao usar o copinho não são mecanismos padrões em recém-nascidos humanos, aumentando assim a demanda energética, requerendo um tempo maior para recuperação.

     

    META-ANÁLISE ACERCA DO ASSUNTO

    Na meta-análise publicada na Cochrane Database (Flint et al., 2007) os autores concluiram que, o copinho não pode ser recomendado como uma melhor opção frente à mamadeira, para suplementação da amamentação, uma vez que não confere benefícios significantes em manter a amamentação após a alta, e leva ao aumento da estadia no hospital, conseqüência inaceitável. Chama a atenção o número reduzido de artigos científicos que foram incluídos nesta revisão devido à falta de rigor metodológico dos estudos.

    Em outra meta-análise também publicada na Cochrane Data Base (Collins et al, 2008), os autores concluíram que o único benefício do uso do copinho na alimentação suplementar é aumento da taxa de amamentação na alta hospitalar.

     

    DISCUSSÃO

    Embora a OMS preconize o uso do copinho nas suplementações necessárias para recém-nascidos a termo, quando se trata de pré-termo o assunto é controverso.

    Não há evidências suficientes que comprovem ou refutem o fenômeno chamado "confusão de bicos" tanto em recém-nascidos a termo como em pré-termo.

    Dowling et al (2002) relataram que não é possível assegurar a eficácia e a segurança com o uso do copinho, uma vez que os volumes ingeridos são pequenos, e sugerem que pode haver comprometimento da segurança em casos de volumes maiores.

    Na prática clinica, a administração da dieta por copinho depende da experiência clinica e preferência de quem está administrando a dieta.

    Quanto ao desfecho taxa de amamentação, estudos demonstram que há outros fatores determinantes na decisão materna que não podem ser atribuídos somente ao uso de uma ou outra forma de alimentação suplementar durante o período de internação.

     

    CONCLUSÃO

    Não há evidências suficientes sobre a superioridade de um método sobre o outro, exceto no que diz respeito ao desperdício de leite quando é utilizado o copinho.

    Há necessidade de mais ensaios clínicos em pré-termo para que a escolha da forma de alimentação suplementar seja eficaz e segura.

     

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

    Abouelfettoh AM, Dowling D, Dabah AS, Elguindy SR, Seoud I. Cup versus bottle feeding for hospitalized late preterm infants in Egypt: a quasi experimental study. International Breastfeeding Journal 2008,3(27):1-11

    Aloysius A, Hickson M. Evaluation of paladai cup feeding in breast-fed preterm infants compared with bottle feeding. Early Human Development 2007, 83:619 - 621.

    Brown SJ, Alexander J, Thomas P. Feeding outcome in breast-fed term babies supplemented by cup or bottle. Midwifery 1999,15:92-96.

    Chen C, Wang T, Chang H, Chi C. The effect of breast-and bottle-feeding on oxygen saturation and body temperature in preterm infants. J. Human Lact 2000,16(1):21-27.

    Collins CT, Ryan P, Crowther CA, Mcphee AJ, Paterson S, Hiller JE. Effect of bottles, cups, and dummies on breast feeding in preterm infants: a randomized controlled trial. BMJ 2004; 329: 193 - 198. Collins CT, Makrides M, Gillis J, McPhee AJ. Avoidance of bottles during the establishment of breast feeds in preterm infants. Cochrane Database of Systematic Reviews 2005, Issue 2. Art N°:CD005252.

    Dowling DA. Physiological responses of preterm infants to breast-feeding and bottle-feeding with the orthodontic nipple. Nurs Res. 1999,48(2):78-85.

    Dowling DA, Meier PM, Difiore JM, Blatz MA, Martin RJ. Cup-feeding for preterm infants: mechanics and safety. Journal of Human Lactation 2002;18(1):13-20.

    Freeden RC. Cup feeding of newborn infants. Pediatrics 1948;2(5):544-548.

    Freer Y. A comparison of breast and cup feeding in preterm infant: effect on physiological parameters. J Neonatal Nurs 1999; 5 (1):16-21.

    Flint A, New K, Davis MW. Cup feeding versus other forms of supplemental enteral feeding for newborn infants unable to fully breastfed (Cochrane Review). In: Cochrane Library, Issue 2, 2007. Oxford: Update Software.

    Gupta A, Khanna K, Chattree S. Cup feeding: an alternative to bottle feeding in a neonatal intensive care unit. Journal of Tropical Pediatrics 1999;45:108-110.

    Howard CR, Blieck EA, Hoopen CB, Howard FM, Lanphear BP, Lawrence RA. Physiologic stability of newborns during cup and bottle feeding. Pediatrics 1999;104:1204-1207.

    Howard CR, Howard FM, Lanphear B, Eberly S, Deblieck EA, Oakes D, Lawrence RA. Randomized clinical trial of pacifier use and bottle feeding or cupfeeding and their effect o breastfeeding. Pediatrics 2003;111:511-518.

    Huang Y, Gau M, Huang C, Lee J. Supplementation with cup-feeding as a substitute for bottle-feeding to promote breastfeeding. Chang Gung Med J 2009,32(4):423-429.

    Júnior WS, Martinez FE. Effect of intervention on the rates of breastfeeding of very low birth weight newborns. J Pediatr (Rio J). 2007;83:541-6.

    Lang S, Lawrence C, L'E Ormer R. Cup feeding: an alternative method of infant feeding. Arch Dis Child 1994;71:365-369.

    Marinelli KA, Burke GS, Dodd VA .comparison of the safety of cupfeedings and bottlefeedings in premature infants whose mothers intend to breastfeed. Journal of Perinatology 2001;21:350-355.

    Malhotra N, Vishwambaran L, Sundaram, KR, Narayanan I. A controlled trial of alternative methods of oral feeding in neonates. Early Human Development 1999;54:29-38.

    Mosley C, Whittle C, Hicks C. A pilot study to assess the viability of a randomized controlled trial of methods of supplementary feeding of breast-fed pre-term babies. Midwifery 2001;17:150-157.

    Musoke, R. Breast-feeding promotion: feeding the low birth weight infant. Inter J ginecol Obstet 1990;31(suppl 1):57-59.