Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 10(1) - Maio 2009

Ponto de Vista

Glicogenoses: uma visão geral para o pediatra

 

Célia Regina Moutinho de Miranda Chaves

Pediatra e Doutora em Clínica Médica/Nutrologia (UFRJ); Chefe do Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz.

 

 

As glicogenoses são doenças genéticas de herança autossômica recessiva, secundárias a ausência ou deficiência enzimática envolvidas na síntese ou degradação do glicogênio1. Isto resulta em alteração na concentração ou estrutura do glicogênio de diversos tecidos do organismo2. São classificadas em doze tipos diferentes, nomeadas de acordo com o defeito enzimático específico e órgãos afetados. Subtipos são descritos, devido a diferentes características clínicas, bioquímicas e genéticas3.

A glicogenose tipo I representa cerca de 25% do total das glicogenoses e é caracterizada pela deficiência da enzima glicose-6-fosfatase, responsável pela reação final do processo de glicogenólise e gliconeogênese. Portanto, os indivíduos com esta doença são incapazes de converter a glicose-6-fosfato em glicose livre para a circulação sangüínea4. Isto resulta no acumulo excessivo de glicogênio no fígado, rins e mucosa intestinal.

O quadro clÍnico entre as glicogenoses às vezes é de difícil diferenciação, mas o tipo 1 é mais grave e de inicio mais precoce. A hipoglicemia, convulsão, hepatomegalia, cetose e acidemia láctica podem estar presentes no período neonatal ou apos alguns meses de vida. O fígado tem consistência habitual, superfície lisa e pode atingir a fossa ilíaca direita e esquerda.5

O pediatra deve ficar atento porque nos momentos de descompensação a acidose metabólica e a hiperlacticidemia podem levar a taquipneia sendo confundida com quadros respiratórios. Neste caso a gasometria arterial ou venosa, glicemia, ausculta pulmonar e hepatomegalia auxiliam no diagnostico.

A hipoglicemia é associada ao jejum noturno ou prolongado e a intercorrencias infecciosas.Ela deve ser controlada porque episódios severos frequentes, podem causar dano cerebral e essas crianças tem a inteligência normal6. Por isso, os cuidadores devem ser orientados que a criança pode fazer hipoglicemia quando deixa de se alimentar ou apresenta vômitos após a refeição, pratica atividade física não usual ou quando ficar doente. Nestes casos, devem acessar rapidamente formulas líquidas de polímeros de glicose ou glicose (xarope Karo® ou dextrose) para normalizar a glicemia7. Muitos episódios de hipoglicemia são assintomáticos e podem diminuir com o aumento da idade8

Outros achados são: fácies de boneca, epistaxes, diarréia intermitente, retardo estatural que se instala logo e pode ser o quadro clinico dominante e adiposidade que pode ser exagerada e a musculatura diminuída. Mais tardiamente, pode-se encontrar: xantomas, alteração da retina, pancreatite, colelitiase, hipertensão pulmonar devido a produção anômala de aminas vaso ativas como serotonina e doença renal crônica com nefromegalia e hipercalciuria. O adenoma hepático geralmente ocorre durante ou após a puberdade, mas pode se desenvolver em qualquer idade e se transformar em hepatocarcinoma após muitos anos.9-10

Para fazer o diagnostico, associa-se o quadro clinico com testes de tolerância oral a glicose, glicemia e lactato em jejum e após dieta rica em carboidrato. O lactato é muito alto em jejum e diminui após a administração de glicose ou dieta. A biopsia hepática com dosagem da atividade enzimática e a analise molecular fazem o diagnostico definitivo.11,12

Esses pacientes também apresentam hipertrigliceridemia, hipercolesterolemia, hiperuricemia, transaminases discretamente elevadas e risco aumentado de osteoporose.13

O artigo de revisão de Nunes F HS, descreve os princípios dietoterapicos da glicogenose tipo I ou Doença de Von Gierke com muita propriedade,mas alguns ponderações devem ser feitas.Porque o tratamento dietético dessa afecção altera significativamente o curso clinico e o prognostico.Por isso, é indispensável que o pediatra geral se familiarize com o diagnostico e tratamento nutricional dessa entidade clinica.O manejo dietético permite o melhor controle da hipoglicemia, metabolismo ósseo,crescimento e hiperlipidemia.

Essas crianças dependem de fonte exógena de glicose por isso na época do diagnostico ou quando submetidos a um jejum prolongado como no caso de procedimentos cirúrgicos devem receber infusão endovenosa de glicose a 10%..

A base da terapia nutricional é alimentação sem açucares de rápida absorção e com alimentos ricos em amido.

A utilização da infusão intragastrica continua durante a noite geralmente é necessária na fase inicial ate a adaptação á dieta podendo ser realizada por sonda ou gastrostomia. Utiliza-se glicose ou polímeros de glicose. A taxa de infusão do carboidrato é empírica com base na necessidade energética e glicemia. Existem algumas dificuldades com este procedimento,os familiares dessas crianças devem treinar a passagem da sonda naso ou orogastrica e o controle do gotejamento com o uso de bomba infusora. Alem disso, não é bem aceita por muitos pacientes, requer monitoração e possui o mesmo efeito do amido cru. Entretanto não há consenso sobre o seu tempo de utilização, um grupo sugere manter o tratamento durante todo o período de crescimento linear, isto é, até o fim da adolescência14. Outros defendem que pode ser interrompida a partir do momento em que o paciente consegue obter controle metabólico e uma taxa de crescimento adequado através do tratamento com amido de milho cru3. Outros só indicam na fase inicial até a adaptação a dieta via oral, mas não recomendam para o tratamento domiciliar pelas dificuldades e risco de manuseio. Desta forma a utilização desse procedimento deve ser avaliado caso a caso de acordo com a evolução do paciente.

A dieta deve ser fracionada em 5 a 6 refeições durante o dia, intercalando com o amido cru.O amido cozido comporta-se como um carboidrato de rápida absorção, por isso faz um pico na glicemia seguido por uma rápida queda dentro de 3 a 5 horas. Mas o amido cru se comporta como um carboidrato de absorção lenta, que libera glicose lentamente por hidrolise da amilase pancreática e fornece bastante glicose exógena por muitas horas

Devido a atividade da amilase pancreática ser substrato induzida, o uso de amido de milho cru pode ser recomendado a partir do oitavo mês de vida, 14. Alem disso é possível a reposição exógena desta enzima antes da ingestão do amido.

Alguns autores mantém o aleitamento materno a cada 3 horas junto com a suplementação de glicose diluída em água15.

A introdução de outros alimentos pode ter início com idade entre 4 e 6 meses, dando prioridade a alimentos ricos em amido16. O macarrão parcialmente cozido, comporta-se como amido cru.A incorporação de alimentos de baixo índice glicêmico(< 55) torna a dieta mais aceitável e sociável.O fornecimento de uma a lista do indice glicêmico e de substituição para alimentos ricos em amido é útil.Por exemplo, uma colher das de sopa de amido de milho contem 8,3g de carboidrato então 2 colheres das de sopa podem ser trocadas por 1 de cereal ou meia xícara de flocos de milho sem açucar,, ou cevada, meia xícara de vegetais ricos em amido ou batata frita ou cozida17.

A dieta deve seguir a recomendação energética da Dietary reference intakes for energy\ (2002)18 para indivíduos saudaveis de acordo com o sexo e faixa etária, sendo que 2\3 fornecida nas refeições e 1\3 no amido cru. O valor energético total deve ser constituído de: 60 a 70% de carboidratos complexos e com baixo índice glicemico, 25 a 30% de lipídeos preferencialmente em óleos vegetais com menos de 200mg de colesterol e, 10 a 15% de proteína19,20.

A dieta com alto teor de proteína não é aconselhada porque é limitada a habilidade em converter aminoácidos em glicose livre e também pelo dano renal17.Alimentos e medicações com galactose e frutose (leite, frutas, e açúcar) devem ser evitados ou limitados e utilizado formulas infantis sem lactose.

A Suplementação de Vitaminas e sais minerais principalmente de cálcio podem ser necessários devido a limitada ingestão de leite e frutas.

Acompanhamento destes pacientes deve-se monitorizar periodicamente o crescimento, a ingestão energética e os parâmetros bioquímicos.A cada 3 meses : prova de função hepática, glicemia (deve ser mantida acima de 76mg/dl), triglicérides( abaixo de 290mg/dl), colesterol, microalbuminuria, acido úrico, uréia e creatinina. A cada 6 meses ultrasonografia abdominal e anualmente alfa feto proteína.21

A hiperuricemia e a dislipidemia não resolvem somente com a dieta por isso, para o tratamento da hiperuricemia recomenda-se Aluperinol 10mg por kg por dia em 3 doses; para Hiperlipidemia:Clofibrato, sinvastatina, niacina e Óleo de peixe22.

O transplante renal no caso de evolução para a insuficiencia renal crônica.

O transplante hepático é recomendado para crianças com importante déficit estatural ou que não responderam ao tratamento dietético bem conduzido, necessitando de internações freqüentes, com grande prejuízo de sua qualidade de vida6 ou quando existe adenoma hepático devido a possibilidade da transformação maligno.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Castillo CD, Lagrutta FS. Manejo nutricional de la glucogenosis. Rev Chil Pediatr 1990;61(3):149-153.

2. Kannourakis G. Glycogen Storage Disease. Semin Hematol 2002;39:103-106.

3. Moses SW. Pathophysiology and Dietary Treatment of the Glycogen Storage Diseases. J Pediatr Gastroenterol Nutr 1990;11:155-74.

4. Fagundes EDT, Ferreira AR, Roquete MLV. Glicogenoses. In: Ferreira CT, Carvalho E, Silva LR. Gastroenterologia e Hepatologia em Pediatria: Diagnóstico e Tratamento. Brasil: Rio de janeiro, 2003:645-657.

5. Maire I, Baussan C, Moatti N, Mathieu M, Lemonnier A. Biochemical diagnosis of hepatic glycogen storage diseases: 20 years French experience. Clin Biochem 1991;24:169-78

6. Melia D, Parenti G, Della CasaR,,etal.Brain damage in glycogen storage diseases type 1.J.Pediatr 2004;144:637-42.

7. 7 Folk CC, Greene HL. Dietary management of type I glycogen storage disease. J Am Diet Assoc 1984;84:293-301.

8. Smit GPA. The long-term outcome of patients with glycogen storage disease type Ia. Eur J Pediatr 1993;152:S52-S55.

9. Wolfsdorf JI, Weinstein Da. Glycogen storage disease. Rev Endocr Metab Disord 2003:4:95-102

10. Humbert M, Labrune P, Sibton O, et al.Pulmonary arterial hypertension and type glycogen storage disease:serotonin hypotesis.Eur Resp J 2002;20:59-65

11. Triomphe TJ. Glycogen storage disease: a basic understanding and guide to nursing care. J Pediatr Nurs 1997;12(4):238-49.

12. Parscau L, Guibaud P, Maire I. Les glycogénoses de type 1b et 1c. Pédiatrie 1988;43:661-5.

13. Bandsma RH, SmitGP, Kuiper F. Disturbed lipid metabolism in glycogen storage diseasesTYPE 1.Eur J Pediatr 2002;161:S65-9.

14. Giovannini M, Biasucci G, Luotti D et al. Nutrition in children affected by inherited metabolic diseases. Ann Ist Super Sanità 1995;31(4):489-502.

15. Wolfsdorf JI, Keller RJ, Landy H, Crigler JF. Glucose therapy for glicogenosis type 1 in infants: comparison of intermittent uncooked cornstarch and continuous overnight glucose feedings. J Pediatr 1990;117:384-91.

16. Goldberg T, Slonim AE. Nutrition therapy for hepatic glycogen storage diseases. J Am Diet Assoc 1993;93:1423-30.

17. Heller S, Worona L, Consuelo A. Nutritional therapy for glycogen storage diseases.Jpediatr Gastroenterol Nutr. 2008;1:15-21

18. Dietary reference intakes for energy, carbohydrate, fiber, fat, fatty acids, cholesterol, protein, and aminoacids (2002/2005). Disponível em:http://www.nap.edu. Acesso em: 22/10/2008

19. Wolfsdorf JI, Weinstein DA. Glycogen Storage Diseases. Reviews in Endocrine & Metabolic Disorders 2003;4:95-102

20. Daeschel IE, Janick LS, Kramish MJ, Coleman RA. Diet and growth of children with glycogen storage disease types I and III. Research 1983;83:135-41.

21. Conti JA, Kemeny N. Type Ia glycogenosis associated with hepatocellular carcinoma. Cancer 1992;69:1320-22

22. Greene HL, Swift LL, Knapp HR. Hyperlipidaemia and fatty acid composition in patients treated for type Ia glycogen storage disease. J Pediatr 1991;119:398-403.