Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 13 (supl 1)(2) - Dezembro 2012

Anais do X Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro

Linfoma linfoblástico de células T em criança - relato de caso

 

Venancio LT; Agostinho RF; David S; Castanheira L; Moriguti AM

Hospital Municipal Jesus.

 

 

RESUMO

O linfoma linfoblástico pode apresentar-se inicialmente como massa mediastinal acompanhada de dispnéia, tosse seca e aumento de linfonodos supraclaviculares. Esse quadro pode evoluir para insuficiência respiratória e obstrução do retorno venoso. O objetivo deste estudo foi demonstrar que o diagnóstico precoce e tratamento adequado no linfoma linfoblástico de células T são essenciais na redução de possíveis morbidades relacionadas à esta doença.
DESCRIÇÃO DO CASO: R.A.F.N. 13 anos, masculino, branco, iniciou quadro de febre, tosse e dor torácica, sendo internado por pneumonia com derrame pleural e massa mediastinal a esclarecer. Referiu o aparecimento de nódulo supraclavicular à esquerda e emagrecimento de 14kg no período. Ao exame paciente emagrecido, hipocorado +/4+. AR: MV diminuído em terço inferior do HTE, sem ruídos adventícios, FR: 24 irpm, sem esforço. ACV e abdome sem alterações. A radiografia de tórax evidenciava derrame pleural extenso no HTE, além de massa mediastinal. A toracocentese: LDH: 1262; Glicose: 25; Ptn: 5,0; 7050 células, presença de hemácias íntegras, 98% de mononucleares. A TC de tórax: volumosa formação expansiva no compartimento pré-vascular podendo corresponder a aglomeração linfonodal, acometimento dos vasos da base. Associam-se linfoadenomegalias supraclavicular e axilar esquerda. Massa para aórtica junto ao hilo renal direito sugestiva de linfonodomegalia além de lesão hipodensa na cortical do terço médio do rim direito. Foi realizada biópsia de linfonodo supraclavicular sendo o laudo da Imunofenotipagem compatível com Linfoma linfoblástico T .
COMENTÁRIOS: A incidência do linfoma não Hodgkin aumenta com a idade, sendo mais frequente no sexo masculino e em brancos. Na infância esse tipo de linfoma se comporta de forma agressiva, na maioria das vezes de alto grau.
CONCLUSÃO: Diante do exposto, vale ressaltar a importância do diagnóstico precoce melhorando, dessa forma, a abordagem terapêutica, com benefícios na sobrevida e na qualidade de vida desses pacientes.

 

Responsável
Rafael Ferreira Agostinho