Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 13 (supl 1)(2) - Dezembro 2012

Anais do X Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro

Varicela hemorrágica

 

Silva, R.G.M; Freitas, A.L.S; Scorza, J; Jupiacy, K.L; Sá. V.M

Hospital Municipal Salgado Filho.

 

 

RESUMO

INTRODUÇÃO: A Varicela é uma doença exantemática febril, autolimitada, geralmente benigna, que afeta, principalmente, pré-escolares e escolares. Sua transmissão é por aerossóis respiratórios e contato direto com as lesões. Este relato visa apresentar uma complicação da doença, cuja mortalidade supera 70% dos casos.
DESCRIÇÃO DO CASO: M.R.L, 11 anos, masculino, natural do Rio de Janeiro. Chegou à Emergência no dia 22/02/2012, apresentando varicela com vesículas hemorrágicas crostas disseminadas e petéquias em MMII. No hemograma tinha leucometria global normal, linfocitose e plaquetopenia (5000 células). Internado, iniciou-se Aciclovir repouso absoluto. No 2º dia de internação foi iniciado Imunoglobulina EV, mantida por 2 dias. No 3o, iniciou-se corticoterapia e realizou transfusão de plaquetas, devido ao sangramento de mucosas. Recebeu alta após 24 dias de uso de Aciclovir e contagem de plaquetas > 100.000 células, em desmame da corticoterapia; sendo encaminhado ao Serviço de Hematologia.
COMENTÁRIOS: Os sintomas iniciaram 3 dias antes da procura do atendimento. Optou-se por iniciar corticoterapia, pois não houve melhora significativa da plaquetopenia com a Imunoglobulina; sendo aventada a possibilidade de PTI associada. A Varicela Hemorrágica é uma complicação de alta mortalidade e apresenta como fatores de risco o uso prévio de corticóides, em crianças previamente hígidas, doenças oncológias e a presença de outras doenças de base. O paciente pode apresentar vesículas de conteúdo hemorrágico, sangramento de mucosas ou dos tratos gastrointestinal e urinário, alterações do nível de consciência, tremores musculares, convulsões e coma.
CONCLUSÕES: O crescente aparecimento de formas graves de Varicela mostra a importância da introdução da Vacina anti-varicela no calendário vacinal Bibliografia: I - RM, NELSON. Jenson AB.- Tratado de Pediatria. 18ª. Edição.v 2-Carmen E. Calubaquib, M.D., Edna G.Santiago, M.D., EvangelineTolentino, M.D., Ester Hagiescu, M.D. and Bienvenido Oliva, M.D.-Hemorrhagic Varscella

 

Responsável
Albina Luciana da Silva Freitas

 

Roberta-robgabi@gmail.com
Tels (21) 8455-6076 e 2452-4219