Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 13 (supl 1)(2) - Dezembro 2012

Anais do X Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro

Tungíase na região genital

 

Pessanha Machado L.D; Alleluia L; Silva Oliveira K; Cerqueira Mósca F.G; Silva Machado Júnior L; Cerqueira Mósca A.M.

Hospital Municipal Jesus.

 

 

RESUMO

INTRODUÇÃO: a Tunga é uma ectoparasitose causada pela penetração na pele da Tunga penetrans. É comum na população de baixa renda, assentamentos urbanos precários, áreas rurais e comunidades carentes em todo o Brasil, sendo endêmica em alguns locais do país.
OBJETIVO: descrever um caso de tungíase numa criança pequena em localização incomum e sucesso terapêutico utilizando ívermectina oral. Motivo da apresentação: raridade do quadro na região genital e sucesso terapêutico com o uso de ívermectina.
RESUMO DO CASO: ASG, dois anos, feminina, após viagem no campo, mãe notou presença de uma lesão papulosa, única, com orifício central, pruriginosa em região perianal. Segundo relato, a menor usa fraldas diretamente, a mesma não observou contato com terra no passeio. Procurou atendimento medico constatando hipótese de Tunga penetrans. Devido área contaminante e idade da criança não se retirou mecanicamente o parasita. Foi prescrito ivermectina oral, com resolução do quadro.
DISCUSSÃO: a Tunga penetrans é a menor das pulgas conhecidas. As fêmeas grávidas penetram na pele formando pápulas ceratóticas com elevação central enegrecida correspondendo à parte posterior da pulga. Sua alimentação é via hematogênica e expelem suas larvas pela calda que permanece para fora da pápula. As lesões são frequentes nas regiões plantares periungueais e interdigitais. De acordo com a literatura a localização das pápulas é frequente em pés e mãos pelo contato com solo ou charcos com presença das larvas. A literatura é escassa, quanto à possibilidade de inoculação na região genital, principalmente nessa faixa etária e difícil possibilidade de penetração da tunga em uma criança com fraldas. O tratamento consiste na remoção cirúrgica do parasita, antibióticos quando infectado, afastamento do ambiente contaminado e em casos de tungíase disseminada uso de ívermectina oral. Optamos utilizar ivermectina, devido localização genital, grande risco de contaminação durante a extração cirúrgica e a possibilidade do tratamento oral.

 

Responsável
Laura Dafyne da Silva Pessanha Machado