Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 13 (supl 1)(2) - Dezembro 2012

Anais do X Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação da atenção à saúde através da declaração de óbitos em menores de cinco anos

 

Lima, A.R.; Pereira, D.M.; Lauriano, D. F.; Souza, G.D.; Botelho, N.O.; Costa, C.R.O.

Centro Universitário de Volta Redonda-UniFOA, Volta Redonda, RJ.

 

 

RESUMO

INTRODUÇÃO: A mortalidade infantil reflete as condições de vida da sociedade, sendo um importante indicador de saúde. Esta tem apresentado queda nos últimos anos, porém, ainda representa grande preocupação para a saúde pública brasileira. Estes óbitos precoces são considerados evitáveis em sua maioria. Entre as causas evitáveis, predominaram as reduzíveis por adequada atenção ao recém-nascido à assistência à gestação e ao parto.
OBJETIVO: Identificar causas de morte em menores de cinco anos através das declarações de óbitos em duas Estratégias de Saúde da Família do município de Volta Redonda, verificando se as ações do setor da saúde estão sendo suficientes, se é necessário melhoras e em qual quesito.
MÉTODO: Foram analisadas 356 declarações de óbito nos anos de 2005 a 2010 nas ESF São Geraldo e Água Limpa do município de Volta Redonda - RJ. O critério de inclusão foi óbito ocorrido em menores de cinco anos de idade, totalizando 24. O critério de exclusão foi óbito em maiores de cinco anos de idade. Este estudo retrospectivo analítico identificou as causas de morte destes menores. Os valores foram remanejados em gráficos, a fim de melhor interpretação.
RESULTADOS: Dos 356 óbitos que foram analisados nos anos de 2005 a 2010, 24 ocorreram em menores de cinco anos de idade. Deste total, 11 foram registrados na ESF São Geraldo e 13 na ESF Agua Limpa. As principais causas de morte encontradas foram anóxia intra-útero (29,2%), choque séptico (16,7%) e descolamento prematuro de placenta (8,34%). Das mortes, 54% ocorreram pós-parto e 46% foram natimortos.
CONCLUSÕES: Neste trabalho as principais causas de morte encontradas são evitáveis. Neste contexto inserem-se as políticas públicas para aperfeiçoar a atenção à saúde da mulher durante o pré-natal e parto e ao recém-nascido, melhorando as condições de vida da população e garantindo o acesso a serviços de saúde qualificados.

 

Responsável
Claudia Regina Oliveira da Costa