Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 13 (supl 1)(2) - Dezembro 2012

Anais do X Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro

Conhecimento e percepção dos acadêmicos do internato do curso de medicina sobre aleitamento materno

 

Costa, C.R.O.1; Meirelles, R.M.S.1 2; Soares, I.C1; Vieira, E.M.S.1

1- Centro Universitário de Volta Redonda-UniFOA - Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente.
2- Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ - Programa strico sensu em Ensino em Biociências e Saúde.

 

 

RESUMO

INTRODUÇÃO: Apesar de todas as evidências científicas provando as vantagens da amamentação sobre outras formas de alimentar a criança pequena, as taxas de aleitamento materno estão bastante aquém do recomendado, e para melhoria de seus índices faz-se necessário à participação ativa dos profissionais de saúde, proporcionando orientações e suporte oportunos para gestantes e lactentes.
OBJETIVO: Identificar as dificuldades de acadêmicos do curso de Medicina relacionadas ao Aleitamento Materno a fim de facilitar as discussões sobre o tema.
MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal, através da coleta de dados por meio de um questionário dirigido a 60 acadêmicos do internato do Curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda, no período de agosto de 2011 a março de 2012, contendo duas questões relativas ao conteúdo curricular sobre aleitamento materno e quinze questões objetivas agrupadas em áreas temáticas: técnicas de amamentação, composição do leite materno, situações práticas, contraindicação ao aleitamento materno e legislação.
RESULTADOS: 98% dos alunos afirmaram ter informações sobre aleitamento materno na grade curricular e 80% dos alunos asseguraram ter conhecimento suficiente para orientar a prática do aleitamento materno exclusivo. A porcentagem de acertos por área temática foi de 91,66% para contraindicação do aleitamento materno; 90% para legislação; 85% para técnicas de amamentação; 56,33% para situações praticas que envolvem o manejo clínico do aleitamento materno e 45% para composição do leite materno. No desempenho global, a média de acertos dos alunos concentrou-se na faixa de 51-80% e não houve pontos percentuais menores ou iguais a 20%.
CONCLUSÃO: Sabendo-se que a formação do profissional, na graduação, em relação ao aleitamento materno precisa ser mais atendida, há necessidade de ampliação da discussão do tema com a inclusão de novas ferramentas didáticas nos cursos da área Médica.

 

Responsável
Claudia Regina Oliveira da Costa