Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 13 (supl 1)(2) - Dezembro 2012

Anais do X Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro

O banco de leite humano do HUAP nas perspectivas de saúde da região metropolitana II

 

Oliveira M R; Alves C M C S H; Barros M L; Lopes F O; Alves V H

Serviço do Hospital Universitário Antônio Pedro (UFF - Niterói - RJ).

 

 

RESUMO

OBJETIVO: Demonstrar a importância do banco de leite humano (BLH), administrado por um centro especializado do HUAP, responsável pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno; também executa atividades de coleta, processamento, controle de qualidade, classificação, estocagem e distribuição do leite sem fins lucrativos.
MATERIAL E MÉTODOS: O estudo descritivo analisa o atendimento individual (pacientes que procuram o BLH espontaneamente por qualquer via de comunicação solicitando informações), o atendimento a nutrizes doadoras (candidatas a doação no BLH), e o volume em litros de leite coletado na instituição, no período de jan/2009 a dez de 2011. A existência do BLH, favorece a população alvo, que são os recém nascidos prematuros, especialmente abaixo do peso e com outras patologias que os impeçam de serem amamentados. O BLH atua na maternidade UTIN/UI e na pediatria desta instituição, voltado ao ensino, pesquisa e extensão, incentivando as linhas de pesquisas e a o saber científico na área do aleitamento materno. O BLH do HUAP em Niterói no RJ, atende a região metropolitana II, composta por sete cidades: Itaboraí, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá. Formado por uma equipe multidisciplinar que atende a demanda interna e externa, coleta leite materno das mães que estão com seus bebês internados na UTIN/UI, impossibilitados de sugar.
RESULTADO: Atendimento individual: 1.623; doadoras: 664; leite coletado: 1.097,5 litros (todos no período de jan/2009 a dez/2011).
CONCLUSÃO: A importância do leite humano processado no BLH, favorece aos recém nascidos e lactentes, com diminuição da taxa de mortalidade infantil e promoção da saúde.

 

Responsável
Monica Ribeiro De Oliveira