Anais do X Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro
Fasciíte necrosante em neonato causada por Ca-MRSA
Medeiros T.R; Torbey A.F.M; Barros C.A; Bulkool D.P; Coutinho R.
Universidade Federal Fluminense - HUAP.
RESUMO
INTRODUÇÃO: Infecções por Staphylococcus aureus resistentes a meticilina adquiridos na comunidade (CA-MRSA) têm aumentado recentemente. Relatamos um caso de celulite com evolução para fasciíte necrosante (FN) por CA-MRSA em neonato sem fatores de risco.
DESCRIÇÃO DO CASO: Neonato, masculino, 28 dias, transferido para tratamento de celulite. Ao exame apresentava hiperemia torácica difusa, áreas de cianose, além de edema intenso até região inguinal, com impetigo em membros, tórax e região cervical. Três orifícios (0,5cm) drenavam-se espontaneamente secreção purulenta. Hemograma inicial mostrava anemia, leucocitose, neutrofilia e proteína C reativa elevada (19,43). Devido gravidade do quadro optou-se por cefepime e vancomicina. Evoluiu com choque séptico, necessitando de dopamina, hemotransfusão e infusão de albumina. Os orifícios evoluíram com necrose de pele e tecido subcutâneo que necessitou de debridamento cirúrgico. Mãe apresentava abscesso mamáno. Na cultura da secreção da ferida houve crescimento de CA-MRSA, completando-se 28 dias de vancomicina. Não houve necessidade de enxerto, sendo realizado curativo diário com boa evolução.
COMENTÁRIOS: Nos estágios iniciais FN e celulite são dificilmente distinguíveis. Estudos indicam que a FN, frequentemente começa com celulite. FN é rara na infância com mortalidade elevada, no recém-nascido associa-se a onfalite, mastite e pós-operatório, entretanto nosso paciente não possuía nenhum fator de risco, além do abscesso mamário materno. Sabe-se que o estafilococo é um agente comum de infecções cutâneas, porém a incidência de CA-MRSA está aumento, com maior mortalidade.
CONCLUSÕES: O pediatra deve reconhecer os sinais iniciais da FN, cujo principal diagnóstico diferencial é a celulite, permitindo tratamento adequado precoce, melhorando o prognóstico. A incidência do CA-MRSA vem aumentando, portanto este agente deve ser lembrado em infecções comumente causadas pelo S. aureus.
Responsável
Thatyana Ribeiro Medeiros