Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

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Número atual: 13 (supl 1)(2) - Dezembro 2012

Anais do X Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro

A internet como veículo de promoção do aleitamento materno na semana do bebê carioca

 

Barros, D.G.(1); Torbey, A.F.M.(2); Rito, R.V.V.F.(3); Nascimento, L.V.(4); Freitas, N.S.(5); Amancio J.O.(6)

1, 2, 3 - UFF; 3 - SMSDC-RJ; 4 - FABA; 5- UNIRIO; 6 -IESC.

 

 

RESUMO

INTRODUÇÃO: Os primeiros anos de vida são fundamentais no desenvolvimento humano. Na Primeira Infância aprimoram-se capacidades cognitivas, motoras, sócio afetivas e de linguagem. A amamentação é pilar para promoção da saúde infantil, prevenindo doenças. Meios de comunicação transformam relações sociais, influenciam na produção do conhecimento e são ferramentas motivadoras do processo de saúde.
OBJETIVOS: Verificar a influência da internet na sensibilização da população para valorização da amamentação, durante a I Semana do Bebê Carioca, realizada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
MÉTODO: Analisados questionários distribuídos durante o Evento de Mobilização Popular (EMP) Semana (agosto/2011 )e fichas de avaliação pós-evento distribuídos aos coordenadores de cada área municipal de planejamento. Análise de dados estatísticos referentes ao acesso do blog e da página no Facebook do evento.
RESULTADOS: Analisados 175 questionários. A maioria eram nutrizes entre 18 a 29 anos, com Ensino Médio completo e renda de até um salário mínimo por pessoa; 73% (129) conheceram o evento via Unidades de Saúde, apesar da divulgação pela televisão, rádio e internet; 74,9% (131) possuem e-mails e/ou contas em redes sociais, e apenas 30% (52) tiveram acesso às mídias digitais da Semana. Sobre o EMR 86% (152) o classificaram como útil para ampliar conhecimentos sobre amamentação e 88% (154), como estimulante na prática de valorização da infância. Os profissionais das Unidades de Saúde divulgaram pouco as redes sociais do evento aos seus pacientes, o que justifica o baixo acesso dos mesmos aos sítios eletrônicos criados.
CONCLUSÕES: A utilização da internet pelos usuários dos serviços está aquém do esperado, quando tratamos de comunicação em saúde. Contudo, estatísticas do blog revelaram mais de mil acessos em quatro meses, tendo o Google e o Facebook como principais websites de referência. Acreditamos que as redes sociais têm potencial como ferramentas facilitadoras do processo ensino-aprendizagem, auxiliando no entendimento de questões referentes às diversas práticas de saúde. Entretanto, falta aos profissionais amadurecimento para uso e divulgação dessas formas de comunicação.

 

Responsável
Danillo Gonçalves de Barros