Anais do X Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação nutricional de crianças em escola e estratégias de prevenção da obesidade
Rodrigues, P.P.B.; Fernandez, H.C.; Rosa, M.A.; Germer, R.; Pelegrina P.D.; Azevedo, A.C
Universidade Gama Filho.
RESUMO
INTRODUÇÃO: Obesidade é condição crônica, de incidência em ascensão, cuja abordagem envolve mudanças de hábitos alimentares e de vida e requer esclarecimento da população para conrole eficaz.
OBJETIVOS: Descrever prevalência de obesidade em estudantes de Escola Municipal e propor estratégias para sua prevenção.
MÉTODO: Estudo transversal, com aferição do peso e estatura de estudantes de 3 a 6 anos de idade, de Escola Municipal no Rio de Janeiro. Classificação nutricional feita através dos gráficos IMC/idade (OMS 2006) em crianças, interpretados conforme orientação do SISVAN. Variáveis quantitativas apresentadas pelas medidas de tendência central. Resultados discutidos por grupo composto de pediatras, nutrológos e estudantes de medicina, com objetivo de desenvolver estratégias de Educação em Saúde para aplicação na Escola.
RESULTADOS: Incluídas 58 crianças, com idades de 3 a 6 anos, 22(37,9%), do sexo feminino, e 38(62,1 %), masculino. Peso variou de 14,50 a 34,90 Kg, com média 22,29Kg, JMC de 14,19 a 24,65, e média 17,74. Classificadas como eutróficas 23(39,7%), com sobrepeso 21(36,2%), com obesidade 11(19%) e obesidade grave 3(5,2%) crianças. Como medidas de intervenção, foram sugeridas atividades de Educação em Saúde, feitas pelos profissionais de Saúde, voltadas para as crianças e seus familiares, com abordagem de hábitos alimentares saudáveis, importância da atividade física e prejuízos da obesidade. Foram também sugeridos à escola cardápios de lanches saudáveis e maior incentivo às atividades físicas no ambiente escolar.
CONCLUSÕES: Chama atenção elevada prevalência de excesso de peso na população estudada. Levando-se em consideração este dado, e que obesidade é doença multifatorial, com conseqüências graves e tratamento difícil, onde a prevenção é essencial, somado ao fato da importância da escola como espaço para prática de atividades preventivas, o presente trabalho corrobora a necessidade do incentivo destas atividades na escola.
Responsável
Marta de Alencar Rosa