Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 24(4) - Dezembro 2024

Editorial

Edição Especial de Cardiologia Pediátrica da Revista de Pediatria SOPERJ

 

Flavia Gurgel Rodrigues

 

DOI:10.31365/issn.2595-1769.v24i4p108

SOPERJ, Departamento de Cardiologia Pediatrica, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

 

Endereço para correspondência:

Flavia Gurgel Rodrigues flaviagurgel2@hotmail.com

Instituição: SOPERJ, Departamento de Cardiologia Pediatrica, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Recebido em: 26/08/2024

Aprovado em: 23/09/2024

 

 

As cardiopatias congênitas (CC) constituem um grupo diversificado de anomalias cardíacas, condições cuja gravidade é variável. A incidência é significativa - 1% dos nascidos vivos -, sendo, assim, um tema que merece nossa atenção. Num mundo no qual a medicina vem avançando, a cardiologia pediátrica vem se destacando por necessitar de um cuidado mais atento e individualizado.

A detecção precoce é um fator importante para o manejo eficaz das CC, que, apesar de serem desafiadoras, devem ser identificadas, sobretudo nos primeiros dias de vida, e aí o pediatra se destaca. Avanços na triagem neonatal e exames ainda na gestação, como a ecocardiografia fetal, permitem reconhecer as cardiopatias e realizar um planejamento mais seguro. A criação de protocolos e programas de triagem ajuda a identificar as alterações cardíacas antes que os sintomas graves se manifestem. Com essa evolução, os pacientes vêm sobrevivendo e crescendo. No entanto, ainda existe um grande caminho a percorrer para garantir que todas as crianças recebam a mesma assistência.

Novos medicamentos, exames de imagem, técnicas de intervenção, abordagens cirúrgicas vêm inovando. O conhecimento dos pediatras com relação às CC traz melhores resultados e qualidade de vida aos pequenos pacientes. Além disso, a educação, o esclarecimento sobre a doença cardíaca e o suporte para as famílias desempenham papel fundamental. Proporcionar informações claras e suporte emocional ajuda os pais a se envolverem no cuidado com seus filhos.

Nesta edição, procuramos propiciar acesso aos mais recentes avanços no diagnóstico e tratamento das CC, discutindo os desafios que ainda enfrentamos e destacando medidas para aprimorar a atenção às CC. Nosso objetivo não é apenas informar, mas também incentivar a aplicação de práticas que possam garantir a melhor assistência aos pequenos pacientes. Assumimos o compromisso de manter sempre os pediatras atualizados, priorizando uma assistência cada vez melhor.

Este jornal busca informar os leitores sobre a importância dos avanços na cardiologia pediátrica. Agradecemos, assim, a todos os profissionais que pertencem a esse grupo diferenciado, que, com dedicação e paixão, contribuem para o conhecimento.