Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 9(2) - Novembro 2008

Teses e Dissertaçoes

Avaliação da eficácia clínica de uma nova modalidade de fototerapia utilizando diodos emissores de luz -LED

 

Bianca MR Martins

 

RESUMO

OBJETIVO: Avaliar a eficácia da fototerapia que utiliza SuperLED como fonte de luz azul (Bilitron®) e compará-la com a da fototerapia que utiliza lâmpada halógena (Bilispot®) no tratamento da hiperbilirrubinemia neonatal de recém nascidos prematuros.
MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de um estudo prospectivo, randomizado e controlado, utilizando a fototerapia SuperLED no grupo experimental e a fototerapia halógena no grupo controle. Foram incluídos no estudo recém nascidos prematuros com peso de nascimento maior do que 1000g, internados em UTI neonatal, com indicação de receber fototerapia segundo os criterios de Bhutani et al de 2004. Foram excluídos os pacientes com teste de Coombs positivo, equimoses extensas, malformações ou infecção congênita. A randomização foi realizada em blocos, atraves do sorteio de envelopes selados. A duração da fototerapia e a queda nos níveis séricos de bilirrubina total nas primeiras 24 horas de tratamento foram os principais desfechos analisados.
RESULTADOS: Foram estudados 88 recém nascidos, 44 no grupo da fototerapia SuperLED e 44 no grupo da fototerapia halógena. As características demográficas da população foram semelhantes nos dois grupos. O nível sérico médio inicial de bilirrubina total nos pacientes submetido a fototerapia SuperLED (10,1 ± 2,4 mg%) foi semelhante ao dos pacientes submetidos a fototerapia halógena (10,9 ± 2,0 mg%). A queda percentual na concentração sérica de bilirrubina total nas primeiras 24 horas de tratamento foi significativamente maior (27,9% vs 10,7%, p<0,01) e a duração do tratamento foi significativamente menor (36,8 h vs 63,8 h, p< 0,01) no grupo submetido a fototerapia SuperLED quando comparado ao grupo submetido a fototerapia halógena. Após 24 horas de tratamento um número significativamente maior de recém nascidos recebendo fototerapia SuperLED atingiu níveis de bilirrubina total que permitiram a suspensão da fototerapia (23 vs 10, p<0,01).
CONCLUSÕES: Nossos resultados sugerem que a eficácia da fototerapia SuperLED é significativamente maior do que a da fototerapia halógena no tratamento da hiperbilirrubinemia neonatal de recém nascidos prematuros.

Orientador: Manoel de Carvalho e Maria E Moreira